Naked woman sits leaning on elbow and looking at camera

Quem pratica yoga em escolas já deve ter notado a presença maioritária das mulheres em detrimento a dos homens. Mas este quadro é absolutamente recente considerando a história do yoga.

Com aproximadamente 1000 anos de sistematização, a prática de Hatha Yoga – ou yoga da força (considere como trabalho físico, incluindo as práticas de Iyengar, Ashtanga Vinyasa, Power Yoga e etc)- era proibitiva para as mulheres até o início do século XX.

Por volta de 1930, temos as pioneiras Indra Devi – discípula de Krishnamacharya – e Smt. Sitadevi Yogendra – esposa e discípula de Shri Yogendra – colocando a graça feminina nas salas de prática e estudo. Foram também guerreiras, uma vez que enfrentaram a tradição e a discriminação.

Porém hoje, quase um século depois, com novos papéis na sociedade, é importante que a mulher debata e resignifique sua postura perante o mundo e perante si mesma.

Perdemos a feminilidade por assumirmos posturas de homem na sociedade?

Recém lançado nos EUA, o documentário YOGAWOMAN trata de como o yoga, e toda a subcultura que o envolve, tem abraçado, amparado e transformado as mulheres em todo o mundo. Mostra como a nova visão da população feminina e seu estilo de vida têm afetado diretamente seus ciclos e verdades, e como chegaram a uma necessidade tão intensa de regate que o Yoga propõe.

O documentário discute as questões da auto imagem da mulher, o que significa ser uma mulher no mundo de hoje. Além disso, fala de como esta busca feminina transformou o Yoga em uma indústria multibilionária.
Vejam o trailer (em inglês)

Sobre o resgate dos ciclos sagrado femininos, recomendo o site de minha querida amiga Sabrina Alves, que coordena o projeto Ayurveda para Mulheres.

  • Lady Gaga pratica Yoga Lady Gaga pratica yoga? Por essa ninguém esperava, hein? A popstar que adora um factóide e um vestido de carne Lady Gaga é "praticante" de yoga desde 2004, antes mesmo de se tornar […]
  • O jogo dos 7 erros EBA Você vai se divertir e aprender esta semana: Evolua sua prática de yoga com ajustes simples e desenvolva seu poder "observador" com o jogo dos 7 erros! Para quem é praticante […]
  • Dia Nacional do YogaDia Nacional do Yoga Hoje é dia de celebração! Estamos comemorando mais um Dia Nacional do Yoga, uma iniciativa que nasceu da vontade de divulgação desta prática milenar indiana que foi trazida ao ocidente […]
  • Violência contra a mulher A violência contra mulher é um triste fato que assombra toda a população mundial feminina. Está em todos os países, culturas, religiões, em números alarmantes. A forma mais comum de […]