pais 8

Estamos vivendo tempos desafiadores para a educação das crianças. De um lado os pais que querem e precisam trabalhar fora e de outro os filhos que dependem da atenção e do tempo dedicado a eles para se desenvolverem física e emocionalmente saudáveis. Você tem passado tempo suficiente com seu filho, dando a ele doses generosas de observação e afeto?

Até os sete anos de idade, a criança forma o seu caráter. É a partir desta experiência na primeira infância que ela desenvolverá seu conceito de mundo e muito provavelmente imprimirá desde então a maneira como se relaciona com o universo ao seu redor.

A presença e o contato físico afetuoso dos cuidadores, especialmente da mãe, são fundamentais para que os pequenos cresçam felizes e saudáveis. Absolutamente NADA no mundo substitui a presença dos pais. Nem a melhor babá, nem a melhor escola, nem a casa mais linda!

As crianças são tão suscetíveis a ausência da mãe nos primeiros anos de vida que até uma ausência temporária, como uma viagem por exemplo, pode deixar marcas em seu inconsciente com um sentimento de abandono.

O termo que se popularizou entre os profissionais pediatras, psicólogos e psicomotricistas, é a ‘TERCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO’, ou seja, os pais que pagam muito pelas escolas e pelas babás e acham que é obrigação de outros educar seus filhos.

Este vídeo abaixo mostra a entrevista do pediatra Dr José Martins Filho, um dos maiores especialistas do Brasil em desenvolvimento infantil. Sugiro que todos os pais vejam este vídeo com bastante atenção, com coração e ouvidos bem abertos.

Nas imagens deste post, o cartunista argentino Quino, autor da Mafalda, desiludido com o rumo deste século no que diz respeito a valores e educação, deixou impresso no cartoon o seu sentimento.

pais 2
pais 3
pais 4
pais 5
pais 6
pais 7
pais

E você, já fez uma reflexão sobre que valores tem passado aos seus filhos?

  • O que é o amor verdadeiro? Aprendemos desde cedo sobre o amor porque nos ensinam que devemos amar nossos pais, irmãos, colegas e o próximo. Vamos descobrindo que algumas pessoas são mais importantes para nós do […]
  • Como melhorar a alimentação das crianças Muitas mães se questionam como melhorar a alimentação das crianças e como fazer que, durante o desenvolvimento, as crianças tenham acesso e desenvolvam o paladar a alimentos saudáveis […]
  • Ética, respeito e solidariedade Esses três tópicos, ética, respeito e solidariedade são aprendidos através das relações e educação que recebemos de nossos pais, cuidadores, professores e até mesmo outras pessoas que […]
  • Agressividade em crianças e adolescentes Com as mudanças de papéis, normas, valores, crenças, somando-se à vontade de acertarmos, de sermos diferentes e melhores do que nossos pais, ficamos muitas vezes sem os referenciais […]