Eis a resposta para o dilema que esteve por aqui esta semana:
A foto do post abaixo foi tirada da parede de uma Tuba Uterina, mais conhecidas como TROMPA DE FALÓPIO!
Muita gente não sabe, mas as Trompas de Falópio são tão pequenas quanto importantes para a saúde do ciclo feminino. Após o amadurecimento, o óvulo se desloca até a parede do ovário, lugar que os acolhe para este processo durante toda a vida reprodutiva da mulher – uma vez que já nascemos com eles ( 02 milhões no nascimento e 300 a 400 mil na puberdade) – e de lá é expulso pelo Folículo para ser acolhido pelas Trompas de Falópio. É neste pequeno e estreito canal que ocorre a fecundação, encontro do espermatozóide com o óvulo. As Tubas, ligadas ao útero uma pelo lado esquerdo e uma pelo lado direito, possuem em sua parede cílios e células secretoras, que aparecem na foto abaixo, super em close, em verde e rosa respectivamente. Estes, são responsáveis pelo delicado movimento deste óvulo ou o ovócito até o útero. Caso a fecundação não ocorra, o útero já revestido de endométrio expelira o óvulo pela menstruação.
Este é o ciclo que normalmente se repete, todos os meses desde a primeira menstruação até a menopausa, para nós mulheres. Lindo, não é??
PARABÉNS A QUERIDA RAQUEL, QUE GANHOU UM DAY-SPA NO JAYA POR ACERTAR DE ONDE FOI TIRADA A FOTO! “De um incrível lugar chamado Corpo Humano”! Obrigada também a Rogério e a Daniel pela participação!
O conteúdo acima foi cedido gentilmente pela maravilhosa ginecologista, professora e amiga, Ana Paula Izzo.
0 Comments
Leave A Comment