Fizemos uma brincadeira com a torta de banana chamando-a de “torta da vovó”, por ser uma receitinha “slow food” bem trabalhosa. Mas em compensação, não podíamos deixar de incluir no blog pois é uma torta para se comer ajoelhada, daquelas que acabam em 5 minutos. O divertido mesmo é fazer entre amigos, e combina perfeitamente com um dia ensolarado ou um feriado prolongado.
Deixamos os créditos também a criadora da receita Tatiana Cardoso, dona do restaurante Moinho de Pedra.
Massa:
2 xic de biscoito de aveia e mel
1 xic de castanha de caju
½ xic de farinha de trigo integral
2 col (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
3 colheres (sopa) de açúcar demerara
Manteiga para untar
Recheio:
1 copo de requeijão
250g de ricota passada na peneira
1 xic de açúcar demerara
2 ovos caipiras
4 gemas
¼ col (chá) sal
2 col (SPA) farinha de trigo branca
2 col (sopa) de maisena
2 ½ xic de leite
1 ½ col (chá) de essência de baunilha
2 col (sopa) de rum
9 bananas nanicas grandes, maduras em rodelas
Massa: Bata o biscoito com a castanha no processador de alimentos. Junto a farinha, a manteiga e o açúcar e processe. Unte a forma, e coloque a massa no fundo e nos lados, pressionando com as costas de uma colher, para que fique bem lisa. Recheio: Bata o requeijão, a ricota, ½ xícara do açúcar e os ovos no liquidificador, até formar um creme espesso. Coloque sobre a massa da torta e asse no forno médio (180º) por 45 minutos. Numa batedeira, bata as gemas, com o açúcar restante e o sal por 1 minuto, até formar um creme esbranquiçado. Junte a farinha e a maisena e continue batendo até incorporá-los. Junte ½ xícara de leite e bata por mais 1 minuto. Retire da batedeira e cozinhe em fogo baixo com o leite restante, misturando durante 10 minutos com um batedor de arame até formar um creme homogêneo e espesso. Coloque o creme numa tigela, acrescente a baunilha e o rum. Deixe esfriar. Finalização: Desenforme atorta e coloque num prato de servir. Misture a banana ao creme de rum e coloque sobre a torta. Polvilhe com canela. Leve a geladeira e sirva fria.
Deu água na boca? ;-)
4 Comments
queridonas, essa receita serve quantas bocas famintas??? posso meiar a receita???
menina, isso realmente, deve ser se comer rezando...
;-)
Oi Thaty, a receita rendeu uma torta grande para 8 gulosos mais 7 tortas pequenas... rendeu muito, então pode chamar os vizinhos ou "meiar" a receita. Bom apetite!
Leave A Comment