sucos

Achei uma pérola que são as receitas de sucos desintoxicantes, para serem preferencialmente ingeridos pela manhã, e são muito importantes no processo de eliminação de toxinas, a grande busca do Ayurveda, a tradicional medicina indiana.

Conceição Trucon, que é química e uma das maiores professoras do Brasil em Alimentação Viva, dá sempre dicas super bacana em seu site, o Boletim Doce Limão.

Embora as receitas de Trucon não sejam específicas para cada biotipo (dosha) e sejam recomendadas para todos, aceitamos de muito bom grado esta generalização, não é? Afinal, algumas coisa na vida todo corpinho e alma merece!
Então vamos de Amor e Suco Digestivo:

Suco de luz da Lua
Ingredientes: 1 pepino pequeno; 2 maçãs; 1 xícara de hortelã; 1 cenoura média; 2 colheres de sopa de semente de linhaça hidratada; suco fresco de 1 limão.
Preparo: coloque a maçã picada no liqüidificador. Bata com a ajuda do pepino usado como um socador para auxiliar a extrair o líquido de dentro das hortaliças. Acrescente a linhaça, hortelã e a cenoura, variando as hortaliças sempre que possível e privilegiando as de produção orgânica. Coe e sirva imediatamente.

Manga, tangerina & gengibre (sistema imune e pulmões)
Ingredientes: 1 manga descascada e picada; suco de 2 tangerinas; suco de 1 limão; 1 colher de sopa de semente de linhaça hidratada; 1-2 rodelas de gengibre.
Preparo: bata tudo no liqüidificador e sirva imediatamente.

Cenoura, laranja & brócolis (constipação e gestação)
Gestantes precisam ingerir muitas raízes como a cenoura e sementes como a linhaça. Tais alimentos irão ajudá-la a manter sua saúde e promover a perfeita formação do bebê.
Ingredientes: 1 xícara de flores + folhas de brócolis; 2 cenouras (ou 1 beterraba); 2 laranjas; 1 limão; 2 ameixas secas; 1 colher de sopa de semente de linhaça hidratada.
Preparo: passe pela centrífuga as laranjas, o limão, em seguida o brócolis e por último as cenouras. Transfira o suco obtido para o liqüidificador e bata com as ameixas e a semente de linhaça. Sirva imediatamente.

A pedido do querido Gabriel, que acabou de voltar de viagem à Europa onde passou dias maravilhosos mas comeu “muitos cheeseburgers”, coloco aqui uma dica valiosa. Vale também para quem abusou no Carnaval, quem se joga nos quentões e fondues em tempos de friozinho e outras “orgias” mais. :-)

Para outras receitas e sugestões acesse o site doce limão.

  • Baixe gratuitamente seu Guia ‘Bem Estar em 8 passos’ Bem Estar é uma palavra que entrou em merecidamente em moda mas infelizmente ainda carrega alguns mistérios e confusões por trás. A grande maioria das pessoas sonha em ter uma vida […]
  • Receita delícia de smoothie de morango Chegou a temporada do morango e é hora de aproveitar. A fruta, além de saborosa, traz diversos benefícios à saúde. O morango possui pectina e fibras solúveis que, ao serem […]
  • Sorvete vegano de arroz com coco Essa receita de sorvete de arroz e leite de coco é a mais deliciosas de todas as sobremesas veganas que já fiz. Ainda por cima, super rapida de preparar. Chato mesmo é ter que esperar […]
  • Receita de brigadeiro de biomassa que ajuda a emagrecer A princípio o título desse post pode gerar desconfiança, mas é verdade que a biomassa de banana verde emagrece! Vamos entender o conceito de biomassa antes: o termo biomassa, muito […]