sup 1

Que tal trocar por algumas horas o seu tapetinho de yoga por uma prancha sobre a água, totalmente em contato com a natureza? Nada mal, não?

Na minha última passagem pela Califórnia, vi como esta nova prática, a Standup Paddleboard Yoga (ou apenas SUP), virou hit em terras gringas e chega agora com todo o potencial por aqui.

Os amantes das águas jogam com o equilíbrio, concentração e força praticando ao ar livre sobre o balanço das águas. Mas além das exigências físicas, a sensação de relaxamento e a experiência meditativa são incríveis.

sup 4sup 9sup 10sup 8

O Standup paddleboard nasceu como esporte nos anos 40 quando os surfistas de Waikiki (no Hawai) navegaram em “prachonas” usando remos e com elas deslizaram por águas planas e pela ondas. Na Standup Yoga, as posturas são praticadas sobre as pranchas (que têm em torno de 3 metros) nos locais mais serenos, como uma baía oceânica, um lago ou um rio de movimento lento. Desta prática que testei recentemente, é impossível sair sem o senso de liberdade e conexão profunda com a natureza… e sem se apaixonar!

sup 7sup 6

Ustrasana, postura do camelo

Ustrasana, postura do camelo

sup 5
Variação de ustrasana

Variação de ustrasana

“Sobre a água, tenho que me desapegar de controle ou expectativa de fazer tudo perfeitamente, porque a qualquer momento a corrente por mudar tudo, e eu estarei na água”, diz Jessica Taylor, uma professora de Vinyasa que começou a praticar Standup yoga em Savanna, nos Estados Unidos, onde muitas manhãs ela teve que lidar com os “humores” das correntes do córrego Richardson perto de sua casa. Morando atualmente na Flórida, ela pratica agora na praia Neptune, na cidade de Jacksonville. “No estúdio, eu me pego tentando fazer tudo tão perfeito que me esqueço o quão divertido o yoga é. O SUP me faz lembrar que nada é tão sério”.

Nesta situação, o pior que pode acontecer é você cair da prancha na água. Aliás, isso deve acontecer em algum momento. Então, não vale a pena se levar tão a sério. E esse é o espírito!

Cair faz parte da experiência

Praticar yoga sobre uma superfície tão inconstante ativa intensamente a musculatura do corpo, especialmente o core, nosso centro de força no abdomem. A Standup Yoga requer uma qualidade diferente de concentração não somente na execução das posturas, mas como na transição entre elas.

E uma vez na prancha, aproveite para remar também, e curtir este movimento em sincronia com a natureza e silêncio repleto de sentido e bem estar.

sup 13sup 11sup 12

Confiram o vídeo que conta a história do Standup Paddleboard

Uns praticantes mais avançados conseguem fazer até invertidas sobre a prancha. Confesso que ainda acho um tanto quanto desafiador. :-) Mas fica aqui a vontade de praticar muitas vezes mais! #AMEI

sup 14

  • A postura do guerreiro I Que tal começar a semana com uma postura que fortalece o corpo e a mente e desenvolve a coragem? Tudo de bom! Assim é o Virabhadrásana I, ou postura do guerreiro I, um tônico […]
  • Yoga de Jennifer Aniston Yoga de Jennifer Aniston Dona de uma das formas físicas mais comentadas de Hollywood, a atriz Jennifer Aniston atribui ao yoga este corpo bem definido. Três vezes por semana […]
  • Yoga pré natal ajudou o nascimento do bebe real Os ingleses comemoraram ontem a chegada do primeiro filho do príncipe William e Kate Middleton. O menino, ainda sem nome divulgado oficialmente, nasceu nesta segunda-feira (22), no […]
  • Pensamentos durante a prática de Yoga Você reconhece aquele turbilhão de pensamentos que invade a mente quando você está praticando yoga, tentando manter a concentração e o foco no AQUI AGORA? Pois bem, perece que este […]