sophia

Minha sobrinha Sophia, uma guerreirinha que nasceu de parto NATURAL ao som da playlist yogi que gravei para ela e sua mami, fez 01 ano! É claro que na festa dela nós comemos brigadeiro e outros quitutes não Ayurvédicos, mas bons demais para nossas “crianças interiores”. :-)

Ao final da festa, ganhamos de lembrança uma pequena muda de Alecrim, num vaso super mimoso que a querida Alinne obviamente deixou fashion com um tecido de bolinhas!

alecrim

O Alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo, especialmente na Tunísia. Apesar de ser muito conhecida pelo uso na culinária, a erva não é utilizada pela medicina tradicional indiana, o Ayurveda, mas seu óleo essencial foi amplamente difundido nos tratamentos de aromaterapia.

Segundo Beatriz Yoshimura, da Aromalife, o óleo de Alecrim é utilizado como antidepressivo, estimulante da memória, da circulação e do sistema nervoso central. Tônico geral, diurético e descongestionante. Recomenda-se não usar durante a gravidez, nem em caso de hipertensão, epilepsia ou com homeopatia.

Beatriz, que também é Terapeuta Ayurveda, fez um estudo sobre as potências e qualidades das ervas e conseguiu indicar os usos apropriados para cada dosha, mesmo das ervas que não eram tradicionais do Ayurveda, como é o caso do Alecrim. Por essa vocês não esperavam, hein amigos “ayurverdes”? O Alecrim diminui Vata e aumenta Pitta, por ser doce, ácido e picante. Seu chá ajuda a eliminar os gases que se formam com frequência nos intestinos dos Vatas.

Experimente colocar uma pequena quantidade de Alecrim em alguns sucos, como o de melancia ou limão e você verá que delícia! ;-) Depois conta pra gente o que achou!

“Alecrim dourado, que nasceu no campo, sem ser semeado” … é o que dizia o cartão de Sophia.

IMG_1923
IMG_1925

Você curte este blog? Então não deixe de votar no TOP BLOG 2011! Clique aqui

  • Congresso Internacional de Ayurveda Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade que baseou-se em conhecimentos de 5000 anos de […]
  • Aromaterapia, difusor pessoal e você bem calmo! Adoro a Aromaterapia! Sempre recorro a ela para dar uma "forcinha" na busca pelo equilíbrio no dia a dia. A arte de unir os aromas com fins medicinais é uma ciência muito antiga, já […]
  • Preparações Ayurvédicas O Ayurveda (tradicional medicina indiana) oferece um leque enorme de preparações ayurvédicas que devem ser aplicadas sobre o corpo ou ingeridas. Muitas delas utilizam ingredientes […]
  • Meditação e ayurveda podem curar lúpus Hoje vamos superar antigas crenças e entender que lúpus e outras doenças autoimunes têm cura através da meditação, do yoga e do Ayurveda, a tradicional medicina indiana. Lúpus é uma […]