most2

Recentemente fui passar uma deliciosa manhã de domingo em ótimas companhias em Mogi das Cruzes. O que tem lá é o Mosteiro da Transfiguração, localizado a poucos minutos da pista e pertinho de São Paulo.

Chegando na tranquilidade do mosteiro, fomos calorosamente acolhidos pelo monge André Maria, que nos explicou um pouco sobre o local e sobre a origem Camaldolenses na Itália.

Fundado em 1012 por São Romualdo, monge beneditino (†1027), o Sagrado Eremitério e Mosteiro de Camáldoli encontra-se em meio a uma floresta milenar do Apenino toscano-romanholo na Itália central. Um cenário de extraordinária beleza que infunde serenidade e dilata o espírito.Camáldoli conjuga as duas dimensões, comunitária e solitária, próprias da vida do monge, expressas respectivamente, no Sagrado Eremitério e no Mosteiro que juntos, formam uma só comunidade. O tradicional brasão, formado por duas pombas que bebem no mesmo cálice, exprime simbolicamente esta comunhão na diversidade, alimentada no constante relacionamento com o amor de Deus.

Por sua natural vocação, Camáldoli desde suas origens desempenhou e ainda hoje desempenha a função de ponte entre as tradições monásticas do Oriente e do Ocidente. Com o Concílio Vaticano II voltou a ser um lugar privilegiado de encontro para o diálogo ecumênico e inter-religioso. Diálogo com o judaísmo e com o islamismo, com o hinduísmo e com o budismo, com homens e mulheres que formalmente não pertencem a uma religião específica, mas vivem em sincera busca interior.

most 1

Conhecemos a hospedaria, onde as pessoas podem ir passar um tempo, como se fosse um retiro. Qualquer um pode se hospedar lá (e o tempo que quiser). Isso contribui para a existência do local, que sobrevive de doações dos fiéis, hospedagem, venda de pães caseiros e mel.

As 11h da manhã acontece uma missa feita em uma singela capela. Os padres acolhedores fazem seus cumprimentos a todos os fiéis, em um caloroso abraço de recepção. Após a missa, podemos desfrutar dos pães, doces e mel que vendem os monges. O local é singelo, mas traz uma energia de amor e paz como eu nunca tinha sentido antes em um local católico (me desculpem os católicos). Vale a pena ir, conhecer, assistir a missa, comprar o pão e meditar no gramado antes do almoço!

#RECANTO DE AMOR E PAZ

Para maiores informações sobre o Mosteiro da Transfiguração, clique aqui.