“Antigo Espaço Novo” é o título da tese que defendi no trabalho de graduação da faculdade de arquitetura. Lá se vai mais de uma década e a ideia nunca me saiu da cabeça nem do coração. Moro hoje num antigo apartamento revitalizado que me deu um belo trabalho na reforma mas, de presente, uma vista incrível para o parque do Ibirapuera e o sky-line da Av. Paulista. O privilégio de poucos paulistanos só me foi possível porque tive a sorte de poder ver no velho (neste caso muito velho e abandonado) o potencial de transformação.
Na escala da cidade, ver potencial no que é velho e abandonado não é bem uma questão de sorte e sim de necessidade. Muitos casos foram se demonstrando verdadeiras obras primas do urbanismo e trazendo de volta a vida pública e o convívio a lugares antes assustadores.
Hoje vamos falar do espaço que abrigou no passado uma antiga siderúrgica na região de Esch-sur-Alzette, em Luxemburgo, e que foi abandonada há alguns anos. Com um projeto criado pelo escritório Alles WirdGut Architektur, o espaço tornou-se uma praça pública que serve como ponto de encontro para os trabalhadores da região, cercada de indústrias e empresas.
Pilares e piso de concreto que estavam presentes na antiga fábrica permaneceram, mas foram incrementados com um projeto minimalista de jardinagem (com bétulas e outros pequenos arbustos) e com novos equipamentos de madeira que trouxeram mais vida ao local, como os bancos onde as pessoas descansam no intervalo do trabalho.
Ao lançar mão de pouquíssimos recursos e materiais naturais, os arquitetos conseguiram dar ao local um novo significado, transformando os 10 mil metros quadrados de uma fábrica velha em 10 mil metros quadrados de praça nova.
Muito mais valiosa a iniciativa do que o investimento, não?
O que você acha de projetos de revitalização como este?
0 Comments
Leave A Comment