Nos anos em que morei em Porto Alegre, capital gaúcha que carrego até hoje no coração, uma das minhas atividades favoritas era o remo no Guaíba, que pratiquei por alguns anos.
Dentro do “barquinho” (que pode ser o Canoi para os iniciantes e Skiff ou Scull para os mais experientes) o mundo de fora pára, e só existe a comunhão do remador com a natureza no aqui agora. O silêncio só é interrompido pela fluidez do remo na água, e o corpo trabalha todos os músculos. A cadeira do remador é móvel, e a força da perna ajuda no movimento do barco, além de braços e costas que coordenam os remos. As costas ficam voltadas para a meta, ou seja, remamos de costas, o que desenvolve grande senso de equilíbrio e direção.
O remo é um esporte aquático organizado a partir de meados do século XIX e desde muito cedo integrado no programa oficial dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos. Pode ser praticado em rios, lagoas, enseadas ou pistas construídas especialmente para a prática da modalidade, mas por vezes também no mar, e um barco pode comportar até treze remadores e um timoneiro, este último responsável por dar o ritmo da remana. Cada remador pode conduzir o barco utilizando um ou dois remos dependendo do tipo de barco. Alguns barcos ainda podem ter incluída a presença de um timoneiro responsável por dar o ritmo da remada aos atletas.
Mas quem não pretende competir, que era o meu caso, pode desfrutar deste contato com a natureza de maneira tranquila e regular, e se beneficiar também com os resultados físicos deste esporte que é considerado um “power-endurance sport”, ou seja, um esporte de resistência-força que envolve todos os grande grupos musculares.
Os remadores são, usualmente, muito fortes e musculosos e possuem uma elevada capacidade aeróbica, para poderem oxigenar a grande quantidade de massa muscular utilizada no esporte. A combinação destas duas características confere-lhes uma capacidade física singular, senão única.
Normalmente os clubes ou escolas têm um tanque em terra firme para os iniciantes treinarem, sincronizando o movimento do assento e das remadas. Mas difícil mesmo é sair da cama com a temperatura de 3 graus para remar!! :-) #PROVA DE PERSISTÊNCIA
Em São Paulo você encontra o remo na raia da USP, no Rio de Janeiro na Lagoa, e todas as capitais têm escolas para você começar! E você pode aproveitar um deste dias quentes atípicos de inverno para se jogar, né?
2 Comments
Desejo fazer aulas de remo. Como faço para entrar em contato. doragauchars@hotmail.com
Olá Doraci, não sou professora, mas acho mais fácil você obter infos se você for até o CT da USP. Namaste
Leave A Comment