receita-de-bardana

Hoje vamos preparar uma receita da bardana, a planta que todo o mundo “natureba” já ouviu falar mas não sabe bem o que é ou como utilizar.

A bardana é uma planta medicinal, também conhecida como Bardana-maior, Erva-dos-pegamassos, Pega-moço ou Orelha de gigante, muito utilizada no tratamento de acne. O seu nome científico é Arctium lappa e pode ser comprada em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e em algumas feiras livres.

Em geral, as partes usadas da bardana são suas folhas e sementes para fazer chá ou as raízes para fazer óleo. Hoje a raiz é que será preparada na nossa receita, pois tem forte ação depurativa do organismo e foi super recomendada pelo médico na minha semana de dieta desintoxicante.

raiz-bardana

No final do post vocês podem conferir mais informações sobre a poderosa bardana. Vamos `a receita:

Ingredientes

1 col de sopa de óleo de girassol
1 col de café de óleo de gergelim torrado
1 raiz de bardana (aprox. 30cm) descascada e ralada
1 cenoura média descascada e ralada
2 colheres de sopa de molho de soja (shoyu)
1 col de chá de mel
Cebolinha picada a gosto
Gergelim torrado a gosto

Preparo

Aqueça os dois óleos em uma panela tipo wok. Adicione a bardana e mexa para que ela cozinhe por inteiro, aguarde aproximadamente 5 minutos e adicione a cenoura. Continue mexendo bem e adicione o shoyu. Espere encoporar e desligue o fogo. Adicione o mel e a cebolinha, mexa e sirva quente com gergelim torrado por cima. Harmoniza perfeitamente com arroz branco.

bardana

Conhecida por seu forte efeito depurativo do sangue, a bardana é também utilizada para tratamentos de acne, espinhas, caspa, abscesso, eczema, coceira, feridas, furúnculo, psoríase, herpes labial, lepra, micose e afecções de pele em geral. Outros distúrbios do sistema digestivo ou excretor se beneficiam da bardana durante tratamento, como gastrite, gases, má digestão, prisão de ventre e pedra nos rins.(Fonte: tuasaúde.com)

Isso porque suas propriedades englobam ações antibactericidas, fungicidas, adstringentes, antiinflamatórias, anti-sépticas, antipiréticas, calmantes, cicatrizantes, depurativas, diuréticas, fungicidas, tônicas, laxante suave e probiótica. Não é uma alimento fraco, não hein?

Experimente a nossa receita e compartilhe com a gente se você tiver outras dicas bacanas sobre a bardana.

(O chá da raiz de bardana não é recomendado para gestantes e crianças)

  • Abóbora kabocha recheada com quinua Passeando por blogs gringos que adoro para me inspirar em novas receitas, encontrei no site Goop, da atriz Gwyneth Paltrow, uma receita de abóbora kabocha recheada com quinua que fez […]
  • Carpaccio de abobrinha Nossa dica culinária de hoje veio de um restaurante onde experimentamos o quitute super saudável e que gentilmente nos cedeu a receita. Que delícia como entrada num deste dias quentes […]
  • Pizza saudável com massa de couve-flor Que tal aproveitar o feriado prolongado e preparar uma pizza saudável com a massa feita de couve-for? Check out the english version of this recipe below Depois de muitos anos de […]
  • Receita delícia de smoothie de morango Chegou a temporada do morango e é hora de aproveitar. A fruta, além de saborosa, traz diversos benefícios à saúde. O morango possui pectina e fibras solúveis que, ao serem […]