quiropraxia 1

Você já ouviu falar em Quiropraxia?

A Quiropraxia é uma prática terapeutica ainda pouco difundida no Brasil, embora amplamente conhecida e amparada nos EUA, Canadá, Europa, Africa do Sul e Austrália.

Segundo o Dr. Christopher Anananiadis, diretor do QuiroCenter e excelente profissional com quem já me tratei, a Quiropraxia integra as ciências médicas e fundamenta-se no conceito de que uma boa saúde depende do bom funcionamento do sistema nervoso. As estruturas do corpo humano, como as células e os órgãos, funcionam a partir de impulsos nervosos, que quando interrompidos levam ao mau funcionamento dessas estruturas, podendo dar origem a uma disfunção ou até a uma doença. Da coluna saem 31 pares de nervos e apesar dela os oferecer suporte e proteção, seu simples desalinhamento pode interferir no fluxo dos impulsos nervosos.

o-que-e-quiropraxia-2
Imagem da coluna é do site quiropraxia.tv.br

“O tratamento consiste em ajustes manuais pela coluna, desenvolvidos para remover as interferências dos impulsos nervosos, restaurando seu normal funcionamento. O “ajuste” é, geralmente, feito com as mãos nas áreas onde forem constatados desalinhamento e/ou limitação de movimento. Vale lembrar que a Quiropraxia não se limita à coluna e tem provado, através de estudos científicos, ser segura e efetiva em problemas articulares e viscerais.”, diz o Dr. Chris.

Tais desalinhamentos justificam muitas vezes as dores crônicas como cefaléias, dores nas costas, ciáticos, dores articulares e até problemas mandibulares (ATM).

Neste video você pode ver um pouquinho mais sobre a história da Quiropraxia e a profissão do quiropraxista no Brasil.

http://www.youtube.com/watch?v=zrSTdA0UYKQ

Esta semana, indicada por uma colega professora de Yoga, conheci o trabalho de Antônio Luis Collange, o terapeuta corporal que desenvolve, além da Quiropraxia, outras técnicas em seu espaço, o INSTITUTO MÃOS QUE VEEM.
Luis é deficiente visual e uma lição de vida: Com ótimo humor e mãos alinhadas a um estado de espírito reluzente, o terapeuta, além de encontrar um caminho profissional e filosófico nas ciências orientais, criou uma escola para formação de novos terapeutas. A particularidade desta escola é que lá, deficientes e pessoas “comuns” aprendem juntos as técnicas. A maior parte dos alunos é de deficientes visuais, como Luis e sua esposa, mas que conseguiram sair de uma realidade difícil para um trabalho próspero dentro de grandes empresas como profissionais terapeutas. Outra informação sobre o centro que nos chama a atenção é que atende a pessoas de baixa renda, sendo que estas pagam uma taxa bem inferior se comparada a outros cursos do mercado. Além das aulas práticas e teóricas sobre as ciências (shiatsu, quick massage, drenagem linfática…), os alunos recebem também aulas de filosofia e anatomia.

Um projeto sensacional, que vale a pena conhecer mais.

Para conhecer mais sobre o INSTITUTO MÃOS QUE VEEM, clique aqui.

E mais sobre a Quiropraxia e profissionais quiropraxistas, acesse o site da Associação Brasileira de Quiropraxia.

  • Drenagem linfática para gestantes Saiba porque a drenagem linfática é tão importante para as gestantes. A gestação é um momento maravilhoso mas traz muitas mudanças ao corpo da mulher. Inchaço, dores nas costas, […]
  • Congresso Internacional de Ayurveda Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade que baseou-se em conhecimentos de 5000 anos de […]
  • Spa Week Para todos aqueles que adoram o universo Relax, tá chegando mais uma edição do Spa Week. De 14 a 28 de abril de 2012, vários Spas do São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e […]
  • Massagem na escola Acho que é de pequeno que se começa: Estudantes chineses fazem massagem na escola e aprendem a arte de se relacionar bem e massagear o colega com muita diversão! E não é só na China […]