O líder pacifista e guia espiritual Mohandas Karamchand Gandhi, foi a principal personalidade na luta pela independência da Índia, país colonizado pela Ingraterra.
“Um longo jejum foi sua arma de resistência pacífica à dominação do império britânico. O fato comoveu o mundo e obrigou os ingleses a dar a independência aos hindus”, lembra a monja Sundari Shakti.
A trajetória deste homem (1869-1948) pode ser compreendida em quatro períodos, segundo Lia Diskin, diretora da Associação Palas Athena, em São Paulo.
1) A Infância e a adolescência em Porbandar, cidade litorânea no noroeste da Índia – casou-se aos 13 anos com uma menina da mesma idade com quem viveu por 62 anos;
2) Os quatro anos de estudos em Londres, onde se formou em direito;
3) O início das lutas contra o racismo na África do Sul (também colônia britânica na época);
4) O retorno à terra natal em 1915.
Na África do Sul, onde permaneceu por 20 anos, surgiram os primeiros sinais do que viria a ser o mais forte dos princípios defendidos por Gandhi: a não violência. Lá conduziu marchas, foi preso e viu milhares de indianos serem escravizados na prisão. Mas sempre defendendo a resistência sem luta, conquistou vitórias para a população hindu que vivia lá. De volta à India, ingressou no Congresso Nacional e liderou uma campanha nacional de não cooperação com o governo britânico.
De figura tímida a respeitado líder, de sujeito teimoso e cheio de manias ao mais amoroso ser humano, Gandhi mostrou como o homem pode se transformar internamente. Viveu de maneira muito humilde – tecia suas próprias roupas -, pregando o amor aos pobres e a necessidade de diálogo entre as religiões. Por causa dessa tolerância, foi assassinado em 30 de janeiro de 1948, aos 79 anos, por um fanático religioso hindu que discordava da união entre seu povo e os muçulmanos habitantes da multirreligiosa Índia. A luta entre os dois povos continua, mas os ideais de Gandhi foram imortalizados e prosseguem levando as sementes da não-violência às mentes, palavras e ações em todas as partes do planeta.
fonte: Bons Fluidos
A luta pacifista de Gandhi foi algo tão marcante na história mundial que acredito que deveria ser ensinada às crianças desde cedo, como parte de uma educação mais ampla e focada na evolução de todos os seres.
É por isso que tenho presenteado os recentes papais e mamães (muitos amigos, alunos e pacientes com bebês recém chegados ao mundo) com o livro ‘Gandhi – O Herói da Paz’, da editora Omnisciência. Os ensinamentos de Gandhi são contados de maneira lúdica para encantar e despertar os pequenos, que são nossa esperança de uma geração mais consciente e transformadora no nosso planeta.
São cinco as principais lições deste líder: Não violência, equidade entre homens e mulheres, diálogo entre as religiões, simplicidade e amor à verdade, todas elas contidas no livro.
Existem vários outros livros adultos que contam sobre a história de Gandhi. Para saber mais, leia: ‘Autobiografia – Minha Vida e Experiências com a Verdade’, Mahatama Gandhi (ed. Palas Athena)
‘Mahatma Gandhi’, de Humberto Rohden (ed. Martin Claret)
Filme: ‘Gandhi’, de Richard Attenborough.
Espalhe a mensagem de paz! Namaste
28 Comments
Achei muito comovente á histna.
Ola Daniel, muito obrigada por sua visita e comentário! Namaste
Impressionante o que uma pessoa de luz pode fazer aos que estão ao seu redor.
Ola Wilson, verdade! Que a gente possa todos os dias seguir este exemplo, né? Namaste
Pra gente pensar mesmo, se no dia adia tem vez que por coisa tão minimas eu dou uma explosão de raiva, imagine ele que teve que passar por um pesadelo real.
que minhas tolas ações mudem aparte de agora
Ola Marcelo, tudo bem? Obrigada por compartilhar com a gente. Verdade, todos temos nossos momentos de "explosão". O importante é que a gente encontre caminhos para compreender esta fúria, as raízes dela em nossas mentes, sabe? "Será que alguém na minha família era assim?", "Quais são os gatilhos que me fazem explodir?", " Consigo perceber que errei ou exagerei?", "Consigo reconsiderar, voltar atrás, pedir desculpas?". Quando ficamos de olho no processo, é natural que com o tempo a gente não repita tantas vezes nem com tanta intensidade nossos "rompantes". Assim vamos aprendendo e crescendo! ;-) Namaste
É importante lembrar que esse cidadão era gay e pedófilo.
O único sem mácula é Jesus.
Grandes lideres como Gandhi e Nelson Mandela que defenderam o principio de nao - violencia como um meio para o bem estar social entre diferentes povos, acho eu precisamos seguir e expandir sempre as suas ideologias.
Ola Antonio, tudo bem? Sim, cada um de nós possui uma força interna para mudar primeiro a si e por consequencia o Universo ao redor! Muito obrigada pela participação! Namaste
Gostei do artigo, o site já esta no meus favoritos.
Ola Felype, seja muito bem vindo! Namaste
Muito importante saber um pouco mais sobre um homem que sempre lutou e nunca dessistiu dos seus ideais sem ferrir ser humano algum
Ola Laninho, obrigada pela visita e comentário! Namaste
Obrigado
Muito interessante essa historia eu tive que fazer um trabalho sobre ele .. e gostei muito
muito bom mas é inglaterra
muito bom! ele realmente foi um grande homem
Muito boa esta matéria sobre o Grande Líder.... Sua vida deve servir de exemplo para todos nós.... e, principalmente, para nossos Governantes ( desonestos, ladrões e outros desqualificativos mais)....
Muito bom o texto, fiz um trabalho sobre os líderes religiosos na minha escola e gostei muito. Gandhi foi uma grande pessoa, e como seu nome diz "grande alma" (mahatma).
Simplesmente inacreditável como alguém com tanta dedicação e altruísmo fosse até então por mim desconhecida. Me desculpe Andrea. Seu trabalho é maravilhoso!
Olá Fernando, muito obrigada pelo seu comentário! É um prazer compartilhar conhecimento e assim vamos crescendo juntos! Namaste e um beijo
Muito obrigada Raquel! Namaste
Olá Roberto, concordo com você, precisamos de mais exemplos de virtude para podermos nos inspirar. Namaste
Não esquece de contar que ele era amigo do Hitler, detestava negros, era sexista ...
Ola, ficaremos feliz em checar as fontes dessa informação que você acabou de nos dar. Infelizmente fica mais difícil dialogar quando o autor do comentário assina "eu", mas de qualquer forma o debate é saudável e bem vindo ao nosso blog. Namaste
Grande Gandhi lider da paz um espirito iluminado;foi o unico espirito que tem contato com o espirito de Hitler passando bondade e preparando para um dia voltar a terra com humildade ...
Não dá pra dimensionar em palavras a grandeza de Gandhi.
Já pararam pra pensar que ele viveu na mesma época de Hitler? Ele era exatamente o oposto de Hitler.
Ele foi a encarnação de todas as virtudes divinas.
Vou parar por ak porque tentar descreve lo é impossível....sem palavras.
Namastê!
oque voce acha do mahatma ghandhi andrea alves
Leave A Comment