gandhi

O líder pacifista e guia espiritual Mohandas Karamchand Gandhi, foi a principal personalidade na luta pela independência da Índia, país colonizado pela Ingraterra.

“Um longo jejum foi sua arma de resistência pacífica à dominação do império britânico. O fato comoveu o mundo e obrigou os ingleses a dar a independência aos hindus”, lembra a monja Sundari Shakti.

A trajetória deste homem (1869-1948) pode ser compreendida em quatro períodos, segundo Lia Diskin, diretora da Associação Palas Athena, em São Paulo.
1) A Infância e a adolescência em Porbandar, cidade litorânea no noroeste da Índia – casou-se aos 13 anos com uma menina da mesma idade com quem viveu por 62 anos;
2) Os quatro anos de estudos em Londres, onde se formou em direito;
3) O início das lutas contra o racismo na África do Sul (também colônia britânica na época);
4) O retorno à terra natal em 1915.

Na África do Sul, onde permaneceu por 20 anos, surgiram os primeiros sinais do que viria a ser o mais forte dos princípios defendidos por Gandhi: a não violência. Lá conduziu marchas, foi preso e viu milhares de indianos serem escravizados na prisão. Mas sempre defendendo a resistência sem luta, conquistou vitórias para a população hindu que vivia lá. De volta à India, ingressou no Congresso Nacional e liderou uma campanha nacional de não cooperação com o governo britânico.

gandhi-wiki

De figura tímida a respeitado líder, de sujeito teimoso e cheio de manias ao mais amoroso ser humano, Gandhi mostrou como o homem pode se transformar internamente. Viveu de maneira muito humilde – tecia suas próprias roupas -, pregando o amor aos pobres e a necessidade de diálogo entre as religiões. Por causa dessa tolerância, foi assassinado em 30 de janeiro de 1948, aos 79 anos, por um fanático religioso hindu que discordava da união entre seu povo e os muçulmanos habitantes da multirreligiosa Índia. A luta entre os dois povos continua, mas os ideais de Gandhi foram imortalizados e prosseguem levando as sementes da não-violência às mentes, palavras e ações em todas as partes do planeta.
fonte: Bons Fluidos

gandhiA luta pacifista de Gandhi foi algo tão marcante na história mundial que acredito que deveria ser ensinada às crianças desde cedo, como parte de uma educação mais ampla e focada na evolução de todos os seres.
É por isso que tenho presenteado os recentes papais e mamães (muitos amigos, alunos e pacientes com bebês recém chegados ao mundo) com o livro ‘Gandhi – O Herói da Paz’, da editora Omnisciência. Os ensinamentos de Gandhi são contados de maneira lúdica para encantar e despertar os pequenos, que são nossa esperança de uma geração mais consciente e transformadora no nosso planeta.
São cinco as principais lições deste líder: Não violência, equidade entre homens e mulheres, diálogo entre as religiões, simplicidade e amor à verdade, todas elas contidas no livro.

Existem vários outros livros adultos que contam sobre a história de Gandhi. Para saber mais, leia: ‘Autobiografia – Minha Vida e Experiências com a Verdade’, Mahatama Gandhi (ed. Palas Athena)
‘Mahatma Gandhi’, de Humberto Rohden (ed. Martin Claret)
Filme: ‘Gandhi’, de Richard Attenborough.

Espalhe a mensagem de paz! Namaste

  • Escolha a calma Estes dias, como vocês acompanharam aqui no blog, estou insistindo na tecla "SLOW DOWN" (do inglês: devagar!) como uma das principais fontes de felicidade para nossa sociedade. Várias […]
  • Um dia com um Sadhu e a Kumbh Mela Você já deve ter visto as imagens dos festivais religiosos na Índia onde homens cabeludos, "rastafaris" ou carecas, cobertos de cinzas, aparecem cercados de seguidores sendo muito […]
  • Violência contra a mulher A violência contra mulher é um triste fato que assombra toda a população mundial feminina. Está em todos os países, culturas, religiões, em números alarmantes. A forma mais comum de […]
  • QUERO MAIS QUERO PAZ! Ontem fizemos uma pedalada do Parque do Ibirapuera ao Parque Villa Lobos em nome de uma grande causa! Organizada pelo Movimento Quero Mais Quero Paz, a pedalada tem o intuito de […]