06-2009-RA

Na foto acima, estou na postura do corvo, que particularmente chamo de Kakasana. Aprendi nas aulinhas de sânscrito que “Kak” significa “corvo”. Algumas pessoas chamam de Bakasana. Mas “Baka” significa “garça”, então Bakasana seria postura da garça. Teoricamente, em bakasana os braços estão estendidos e os joelhos nas axilas. Em kakasana, os braços (cotovelos) flexionados e os joelhos na altura do tríceps (músculo de trás do braço – famoso “tchauzinho”, ou “capa do Batman”) :-) De qualquer forma, até hoje não achei diferença tão significativa entre as duas posturas e, resumindo, designam a mesma coisa.

Ela é a base para diversas outras postura onde o corpo fica sustentado no ar apenas pelo apoio da mãos. Um pouco assustadora para quem está iniciando, pois oferece a princípio um interessante potencial de “voar”e outro desastroso potencial de cair. Passei medo também no começo!

yoga_1581045

Por isso ensinamos aos alunos o passo a passo para que desenvolva a postura com segurança.

Dicas preciosas:

-Qualquer postura onde seja necessário o apoio das mãos no chão, este deve ser realizado com os dedos das mãos absolutamente em contato com o chão, assim como as palmas. Alinhe o dedo médio com o centro do punho a direcione-o para frente. A mão deve estar completamente em contato com o chão. DEDOS MUITO AFASTADOS E FIRMES, ao ponto de que um polegar esteja apontando para o outro. Mão ‘torta e sem firmeza’ ocasionará lesões de punho.
-Com a base (mãos) já bem firme, concentre-se em empurrar o chão o tempo todo, sem deixar os braços “frouxos”.
-Olhe para frente ou entre as mãos, mas NUNCA para trás, na direção do pés. Pois a tendência, neste último caso, é virar cambalhota.

No início, recomendamos que use os blocos e uma almofada.

Veja abaixo o passo a passo:

Passo 1- Suba com os pés no bloco e localize a almofada logo abaixo na direção do rosto. É uma proteção em caso de queda.

step1bakasana2

Passo 2- Flexione os cotovelos movendo o corpo ligeiramente a frente e, com o quadril elevado e o abdomen ativo, venha trazendo os joelhos na direção do triceps, formando com os braços um apoio para os joelhos.

step2bakasana

Passo 3- Eleve apenas um pé do bloco, depois troque e eleve o outro

step3bakasana

Passo 4- Quando sentir-se mais seguro, eleve os dois pés do bloco. Confie!

step4bakasana

Passo 5- Para avançar a postura, eleve mais o quadril e estenda os braços.

step5bakasana

Em qualquer um dos estágios, você estará desenvolvendo a coragem e a confiança em você mesmo. Ao longo do tempo, fortalecerá os braços, os ombros e o core, explorando novo “vôos” nas posturas de apoio de mãos.

#FICAADICA

  • Standup Paddleboard Yoga Que tal trocar por algumas horas o seu tapetinho de yoga por uma prancha sobre a água, totalmente em contato com a natureza? Nada mal, não? Na minha última passagem pela […]
  • Dicas sobre a musculatura abdominal Muitas pessoas não sabem, mas além do aspecto tanquinho que tantos sonham, a musculatura abdominal fortalecida confere ao corpo estabilidade, proteção à coluna e evita dores nas […]
  • Força e Coragem Eis um pequeno texto que compara força e coragem. Tudo que costumo colocar aos meus alunos, cabe uma certa reflexão. O que significa coragem para vocês? A DIFERENÇA ENTRE FORÇA E […]
  • Chaturanga Dandasana, desafios e alinhamentos da flexão de braço Quem já entrou em uma aula de Ashtanga Vinyasa Yoga com certeza decorou o nome em sânscrito desta postura ou pelo menos fez a mesma algumas centenas de vezes em uma hora e meia. Talvez […]