Muita gente me pede indicação de um retiro bacana para fazer, que não seja caro e de preferência próximo ao centro paulistano!
Amiguinhos, suas preces foram ouvidas!
Na semana que vem acontecerá, com realização do Centro de Estudos Budistas Bodsatva, uma palestra sobre “Compaixão e transformação: a sabedoria budista e a prática das mandalas” e o retiro “Desenvolvendo a Confiança na Natureza Primordial”.
Ambos os eventos serão ministrados pelo Lama Padma Samten, fundador do CEBB. Físico, com bacharelado e mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Alfredo Aveline foi professor de física de 1969 a 1994. Neste período, dedicou-se especialmente ao exame da física quântica, teoria na qual encontrou afinidade com o pensamento budista. No início dos anos 80, intensificou seu interesse pelo budismo e em 1986 fundou o Centro de Estudos Budistas Bodisatva (CEBB). Em 1993, foi aceito como discípulo por Chagdud Tulku Rinpoche e em 1996 foi ordenado lama, título que significa líder, sacerdote e professor.
Para a palestra não é necessária a inscrição com antecedência. Será no dia 07 de agosto, quinta, `as 19:3Ohs. Centro Cultural Hiroshima | Rua Tamandaré, 800 – Liberdade (próximo às estações de metrô Vergueiro e São Joaquim), valor sugerido é de R$30,00.
Para o retiro, que acontecerá de 08 a 10 de agosto, no Centro de Formação Sagrada Família (Rua Padre Marchetti, 237 – ao lado da Universidade São Marcos, bem próximo ao Museu do Ipiranga na Av. Nazaré), é necessário fazer a inscrição pelo site clicando aqui. Neste link você também encontra maiores informações como programação, horários etc
Aqui você pode ver um pouquinho do ensinamento budista na voz do Lama.
Imagem: divulgação Centro de Estudos Budistas Bodisatva
Bem amiguinhos, vou fazer um anexo neste post já que o evento foi ontem! Estava lotado, tinha no mínimo 400 pessoas no auditório, e a palestra do lama foi simplesmente o máximo. Falou da visão budista sobre temas muito atuais, mas focou-se principalmente sobre como somos presos `as nossas “bolhas” individuais e nossa própria visão de mundo. Desta forma, praticamente tudo e todos se tornam peças para nos beneficiar de alguma forma. A compaixão, temática central da palestra, depende de trabalharmos internamente estas visões individuais para um contexto mais amplo, onde não sejamos beneficiários diretos das nossas ações. “Existe vida além das bolhas!”, fechou o lama a palestra! ;-)
2 Comments
Olá Andrea!
É uma pena que perdi esta Palestra, vi o vídeo e o seu texto, gostei muito.
Namastê!!!
Ola Aline, Tudo bem? Foi ótima, mas com certeza avisaremos uma próxima! Obrigada pela visita ao blog! Namaste
Leave A Comment