Conheça os acessórios de yoga mais comuns e saiba quando é necessário usa-los.
Muita gente qua está iniciando a prática de yoga fica confusa com os equipamentos e acessórios (também conhecido como props – do inglês, ferramentas) disponíveis no mercado e ainda querem saber: será que tenho que comprar todos de uma vez?
Bem, isso varia muito de acordo com a modalidade de yoga a ser praticada. Quase em todas as modalidades (confira o post sobre as modalidades de yoga clicando aqui), sugere-se o kit básico para iniciar – mat (tapete) + faixa + bloco (foto abaixo). A maioria da escolas tem em sala os blocos e faixas, o aluno adquire apenas o próprio mat, o que é mais higiênico. Mas se você quiser praticar em casa sozinho ou estiver acompanhada por um professor personal, vale muito a pena comprar o kit básico.
O tapete, mais conhecido como mat, é a base da nossa prática, onde nos protegemos do chão ao desenvolver as posturas e compreendemos a relação do nosso corpo num determinado espaço. É o acessório mais pessoal do yoga, porque suamos bastante em cima dele e não é muito bacana usar de outra pessoa por muito tempo, mesmo que a higiene seja super caprichada a cada uso, o que raramente acontece.
Antigamente, os yogis praticavam suas posturas diretamente no chão, em alguns casos usavam peles/couros de animais para se sentar e meditar, utilizados até hoje na prática de Kundalini Yoga. Já no século XX, a prática era feita sobre tapetes normais, como aqueles que temos em casa. A versão do mat de borracha é bem mais recente, e os antiderrapantes/ecológicos surgiram de 15 anos para cá.
Mas foi o mestre B.K.S. Iyengar, precisando de auxílio para alinhar sua própria prática, quem desenvolveu os equipamentos e técnicas de alinhamento mais usados por todos os professores do mundo, inclusive por mim.
Veja muito mais sobre o método de Iyengar clicando aqui
A faixa (strap) ajuda muito a aprofundar os alongamentos, especialmente dos músculos posteriores das pernas. Outros usos comuns são na abertura pélvica e no alinhamento dos braços.
O bloco é o mais querido dos acessórios depois do mat, claro! ;-) Tem tantas maneiras de ajudar na postura que fica até difícil descrever. Confiram a imagem abaixo:
Iyengar também utilizou em seu método o bolster (almofadona), os blanquets (cobertores) e a cadeira, menos comuns nas escolas porém super importantes também. Em linhas gerais, o bolster é muito usado em posturas restaurativas e como apoio de posturas de extensão (onde a coluna se dobra para trás). Já os cobertores são um bálsamo para apoio de joelhos e cabeça. A cadeira cria base para posturas mais elaboradas, como as invertidas, ou ajuda no alinhamento do tronco e coluna em posturas mais simples, como o trikonásana (postura do triângulo).
O uso dos equipamentos durante a postura garante a segurança do corpo e muitas vezes causa verdadeiros milagres no avanço das posturas. Quando você sentir que está passando do limite, sente desconforto ou está desalinhando outras partes do corpo para completar a postura teoricamente sugerida, não hesite: USE OS ACESSORIOS! Vale lembrar que a parede é também considerada um equipamento fundamental nos ajustes em yoga. Confira abaixo um video rápido que mostra na prática alguns ajustes simples e eficientes com o uso dos equipamentos.
Outro equipamento utilizado em yoga mas que habita a categoria “sonho de consumo” é o kurunta, que em sânscrito significa “marionete”. Vamos falar em outro post sobre o kurunta e as inúmeras variações de posturas possíveis com ele. Por aqui vamos encerrando o post de hoje com um gostinho de kurunta na imagem abaixo. Espero que eu tenha esclarecido suas dúvidas sobre os principais acessórios de yoga e se quiserem compartilhar suas experiência e dúvidas só colocar nos comentários lá em baixo, ok? Namaste
5 Comments
quero adquirir equipamento
Gogaria de comprar alguns acessorios para aula individual de yoga..
como devo proceder?
Oi Eunice, aqui no blog, logo do lado dos posts, tem um banner da EKOMAT, nosso parceiro oficial. Só clicar no banner que você cai na página da Ekomat onde pode comprar online, ok? Namaste e boa pratica
Ola Caia, ainda estamos em negociação e não temos o equipamento para vender no nosso site, mas vc pode clicar aqui do lado no banner da Ekomat e comprar na loja deles online, eu super recomendo. Namaste
Excelente, sempre que tiver novidades gostaria de saber, gratidão, Namastê
Leave A Comment