Corbis-42-23752191

A melhora no quadro clínico de pacientes que de alguma forma se conectam com a espiritualidade no processo de cura não é desconhecida para a medicina ocidental. É aliás tão frequente que se tornou razão de estudos mais aprofundados sobre o assunto. Novas pesquisas estão sendo realizadas no Brasil para entender como o modo de vida e a espiritualidade podem interferir na saúde e na recuperação de problemas cardiovasculares.

“As evidências científicas de que pessoas religiosas e espiritualizadas controlam sua pressão arterial, têm menores riscos cardíacos que levam a infartos e derrames e têm melhor qualidade de vida são abundantes. Além disso, sentimentos tidos como positivos são relacionados à melhora de doenças em geral”, avalia o cardiologista Álvaro Avezum, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, que hoje coordena a pesquisa.

Para o especialista, a espiritualidade é uma postura perante a vida e não uma religião. Desta forma, sentimentos de paz, tolerância, tranquilidade, perdão e resignação caracterizam uma personalidade espiritual, influenciando na saúde do coração. “Tanto que o grupo é integrado por agnósticos, judeus, católicos, muçulmanos, espíritas e até mesmo ateus”, conta.

Fase inicial

Os estudos ainda estão em fase inicial. Porém, Avezum comenta: “Há de chegar o dia em que poderei dizer ao paciente que, se ele for espiritualizado e souber lidar bem com as suas emoções, evitará as cardiopatias ou pelo menos elas não serão tão graves. Da mesma forma como hoje posso dizer com segurança a um paciente que, se ele fuma, tem maior possibilidade de sofrer um infarto do que um não fumante”.

O grupo, atualmente, desenvolve uma pesquisa com 14 mil médicos associados à Sociedade Brasileira de Cardiologia, na qual os profissionais são questionados se têm religião, se frequentam igrejas ou cultos, com que frequência leem trabalhos sobre o tema e se têm o hábito de rezar ou não.

Esse questionário vem de um estudo norte-americano, já que há bastante tempo os Estados Unidos investem nesse tipo de pesquisa. Tanto que 80 faculdades de medicina daquele país incluem formalmente no currículo a cadeira Saúde e Espiritualidade, enquanto por aqui essa matéria só é curricular em três instituições.

No Brasil

Segundo a literatura científica mundial, há uma correlação direta sobre espiritualidade e doenças cardiovasculares, uma conclusão que o grupo de estudos brasileiro se propõe a verificar se é válida também para o Brasil.

Outra médica que pesquisa o assunto é a ginecologista Marlene Nobre, presidente da Associação Médico-Espírita do Brasil, a AME, entidade que acaba de realizar a 9ª edição do Mednesp – Congresso Nacional Médico-Espírita do Brasil, em Maceió, Alagoas.

O tema desenvolvido durante o congresso foi a relação entre a saúde do corpo, da mente e do espírito, com palestras em torno de estudos médicos que usam a fé, a oração e a espiritualidade nos tratamentos e processos de cura.

Para a médica, o que é importante para o espírito são os sentimentos que promovem o encorajamento e a confiança de que a pessoa irá melhorar. “A atitude do ser humano pode promover uma reação favorável ao seu corpo, com sensação de bem-estar e alegria, tornando o cérebro produtor de estímulos positivos”.

E, segundo ela, isso já é comprovado por estudos psicossomáticos. “Além disso, procurar ser feliz, desejar o bem dos outros e não guardar rancores já é uma boa forma de se ter uma vida muito mais saudável”, afirma.

Fonte: UOL Bem Estar

  • Nossa Sra Desatadora do Nós Acompanhei meus pais este fim de semana a uma visita ao Santuário de Nossa Sra Desatadora dos Nós, na cidade de Campinas, interior de SP. O lugar é muito especial e quer você seja […]
  • O que é xamanismo? Talvez você tenha ouvido falar sobre xamanismo mas ainda tenha dúvidas se é uma religião, um ritual ou uma filosofia. O termo xamã vem de saman ou shaman, do dialeto dos tungus, na […]
  • Como trazer a espiritualidade para a sua realidade? Conheço muitos praticantes de yoga e pessoas que buscam espiritualidade para suas vidas. Ouço vários relatos de momentos incríveis de bem estar e satisfação que tiveram durante a […]
  • Uma nova visão da alimentação saudável Eu, na praia em Atenas, me deliciando com a Salada Grega. Uma revolução está chegando no universo da nutrição. Após assistirmos inúmeras publicações de dietas que condenam o […]