entardecer

O final do outono e o começo do inverno representam um momento especial no ciclo do ano e devem ganhar nossa atenção. Nessa semana, do dia 17 ao dia 23 de junho, estamos passando por momento de intensa transição. Isso porque, pelos preceitos do Taoismo, o metal esta se derretendo e se transformando em água. Explicarei.

O Taoismo é mais do que uma filosofia. É uma sabedoria baseada em antigos conceitos chineses sobre a natureza. É nele que se encontra a base teórica da tradicional medicina chinesa. Assim como na Ayurveda (medicina indiana), nós, seres humanos, somos uma pequena representação do universo. Nele, os cinco elementos – madeira, fogo, terra, metal e água – que representam as forças Yin e Yang se manifestam em ciclos de mudança na natureza. Como na figura abaixo.

cinco_elementos_grafico

O outono é representado pelo elemento metal. Nesta fase, retemos toda a energia acumulada no verão. Portanto o outono é fase de introspecção, meditação, remover crenças antigas e excessos de emoções e energia adquiridas no verão. É a estação para adquirimos sabedoria que será transformada em quietude no inverno.

Se não entrarmos em contato com o “novo” no outono, sofreremos no final da estação, refletindo em melancolia, tristeza e depressão que se somatizam em dores na coluna, baixa imunidade e problemas respiratórios.

O inverno, por sua vez, é representado pelo elemento água. Para entender melhor essa transição, o Taoismo simboliza o outono como o entardecer e o inverno como meia noite – de intensa força Yin: feminina, fria, intuitiva, espiritual e escura.

Contrariando algumas crenças, o inverno não é época de reflexão e sim de quietude e descanso, justamente para se poupar o desperdício do elemento água com o estresse, ansiedade, agitação e emoções fortes. Aceitar e se entregar ao frio e ao repouso faz parte dos ensinamentos, pois assim podemos despertar a energia da estação.

Então, o que posso dizer dessas ultimas semanas de rupturas, depressões coletivas e baixa imunidade, é que precisamos nos atentar mais ao que a natureza pode nos ensinar. A compreensão deste ciclo não representa melancolia e depressão, mas respeito e aceitação aos propósitos universais.

Esteja em plena atenção sempre!

  • Sol combate a depressão Nosso astro rei anda brilhando tão forte neste inverno que parece até que estamos no verão europeu ultimamente. Tradicional tempo de recolhimento e até melancolia em função da baixa […]
  • Saiba porque o frio aumenta as dores no corpo Ai que frio, ai que dor!! Nesta época do ano, quando as temperaturas caem radicalmente, não é só a gripe que chega com tudo. As dores no corpo se tornam muito mais frequentes, até para […]
  • Dicas para organizar o dia e se livrar do estresse A cada ano que passa temos a impressão de que o dia se tornou mais curto e o tempo não é suficiente para realizarmos todas as nossas tarefas. Já ouvi alguns especialistas falarem que […]
  • Fazer atividade física melhora a atenção Cientistas da Universidade de Granada (Espanha) afirmam que a boa saúde física se relaciona ao melhor funcionamento dos sistemas nervosos autônomo e central. Aqueles que praticam […]