Vocês pediram e aqui estamos! Porque estes compostos com nome de alienígena flavonoides são importantes para você?
Os flavonóides foram descobertos em 1930 pelo prêmio Nobel Szent-Gyorgy, que extraiu a citrina da casca do limão, possuindo esta substância a capacidade de regulação da permeabilidade dos vasos capilares. Inicialmente denominada de vitamina C2 pelas propriedades semelhantes às da vitamina C, esta classificação foi abandonada em 1950. Portanto, não sendo vitaminas, estes compostos podem ser definidos como uma classe de metabólitos secundários das plantas, desempenhando papel fundamental da proteção contra agentes oxidantes, como raios ultravioletas, poluição ambiental e substâncias químicas.
Dado que não podem ser processados pelo organismo humano, estes SUPER ANTIOXIDANTES são obtidos através da ingestão de alimentos que os contenham, como determinadas frutas, chás, legumes e verduras.
Tradicionalmente encontrado no vinho, a maioria dos flavonóides da bebida provêm da uva, especialmente da pele e do processo fermentativo. Daí vêm as suposições de que o consumo diário de vinho faz bem a saúde.
Em seres humanos e animais os flavonoides , na sua maioria, apresentam efeitos potenciais como anti-oxidantes, e alguns tem propriedades anti-inflamatorias. Tambem atuam como protetor cardiaco, analgesico, anti-alergico, anti-cancer ( tem sido demonstrado que flavonoides previnem ou retardam o desenvolvimento de alguns tipos de cancer), anti-ulcera, entre outros.
Podem ser encontrados, em maior concentracao no vinho e no suco concentrado de uva, na laranja, no brocolis comum (não o ninja), na cebola e no alho, embora estejam presentes em outras fontes alimenticias. Na cosmética estes compostos também sao amplamente utilizados devido as suas potentes propriedades anti-inflamatorias e antioxidantes.
OBS: O consumo diário de álcool, mesmo em baixa dosagem, ainda é controverso no meio científico. Portanto, escolha um bom suco de uva integral, preferencialmente orgânico, para consumir diariamente sem riscos futuros para outros órgãos e sistemas! ;-)
0 Comments
Leave A Comment