relaxamento

Spa é uma palavra que está sempre associada a tratamentos de bem estar, mas significa ainda mais que um espaço físico. Hoje em dia quase todos os bons e luxuosos hotéis tem em sua estrutura um spa, um local específico para promover saúde e bem estar. Mas vale a pena conhecermos um pouco mais da história do spa para entendermos melhor a expressão.

Veja aqui alguns dos spas mais incríveis do mundo

A palavra SPA deriva da expressão latina “sanus per aqua” que traduzindo à letra significa ‘saúde pela água’. O termo deu nome a cidade Spa, do leste da Bélgica, que ficou famosa por ser uma estância termal, tendo desde o século XIV suas águas procuradas pelo suposto caráter medicinal.

massagem (Pintura antiga que retrata a massagem nas antigas estâncias termais romanas)

Hoje, a palavra designa um estabelecimento comercial ou turístico que oferece atividades de saúde, beleza e bem estar. A International SPA Association define vários tipos de spas, acomodando os conceitos tradicionais de spa termal, com as novas formas de spa urbano, médico, de hotel, etc. Mas pode ser um espaço público, como era na antiguidade, ou locais privados mais comuns nos dias de hoje. Pode designar até uma banheira onde se aplique o tratamento de águas termais.

banhoo-que-é-spathermae-bath

Nas cidades são em geral ambientes de menor dimensão e orientados a massagem, tratamentos de estética e medicina não invasiva, prestando pacotes de serviços de duração inferior a um dia – daí também serem por vezes designados por Day Spa.

Ao redor do mundo, encontramos diferentes e exóticas experiências e tratamentos. Trouxemos aqui um vídeo do Thermae Bath Spa, em Bath, no Reino Unido, que ilustra com perfeição a experiência mais clássica.

https://www.youtube.com/watch?v=Q3sQVwjNkKE

(Fotos do Thermae Bath Spa de divulgação)