coaching 1

Há três anos atrás, quando pouco se falava neste assunto, passei por um processo de Coaching que refletiu positivamente em vários aspectos da minha vida. Se você já ouviu falar sobre Coaching, pode ter ficado com alguma dúvida. Se não ouviu, certamente ouvirá. Mas afinal, O QUE É COACHING?

O Coaching é um processo de apoio para mudança e desenvolvimento humano, onde um individuo ou um grupo entrarão em contato com um determinado objetivo e diversas ferramentas para alcançar este objetivo. O processo orientado leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções, capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas. Este processo pode ser focado no aumento de performance ou na mudança, transformação e aprendizado.
É uma espécie de assessoria que auxilia uma pessoa, um grupo ou uma empresa a elevar o nível de resultados positivos nas mais diversas áreas da vida ou da organização. É baseado num diálogo entre um profissional treinado e preparado (Coach) e o cliente (Coachee), através de metodologias, ferramentas e técnicas testadas e comprovadas.

Diferentemente de um processo convencional de terapia, o Coaching tem começo, meio e fim pré-estabelecidos na primeira “consulta”. O Coachee relata ao Coach onde sente necessidade de mudar um sua vida e o Coach vai direcionando esta conversa para que o coachee conheça mais profundamente suas demandas, aliando seus valores e objetivos. Ao final da sessão, o Coach passa ao Coachee algumas tarefas, normalmente baseadas no encontro do dia, que, realizadas pelo coachee durante a semana, darão o subsídio para a reunião seguinte.
No meu caso, os encontros aconteciam uma vez por semana. Estabelecemos 10 sessões para o trabalho todo. Mas isso pode variar.

Segundo coach Maria Gentile, levantamos algumas das funções do coach:

• Colabora com seus clientes para definir seus sonhos, reconhecer o que os esta impedindo de ir adiante e, então, os auxilia em suas conquistas.
• É focado em ação e busca garantir a felicidade humana através de realizações e conquistas.
• Contribui com indivíduos e equipes para melhorar a performance e a qualidade de vida.
• É o facilitador que leva a pessoa a ampliar sua concepção de mundo, fazendo com que seu cliente caminhe na direção aos seus objetivos.
• É capaz de trazer mais felicidade, amor, realização, bem-estar e sucesso para as pessoas.
• E treinado para ouvir, observar e a customizar suas abordagens, adaptando-as as necessidades especificas de seus clientes.

O processo de Caoching foi muito importante para me ajudar a enxergar minhas potencialidades e minhas limitações em relação a minha carreira e minha empresa.

Mas acredito que, ao final do processo, é importante que cada indivíduo continue buscando as formas que mais lhe agradem para continuar no caminho do auto conhecimento e da realização. Investir neste processo e depois parar, seria uma grande perda.

PRA FRENTE E DECOLAR!!

Para saber mais sobre este universo do Coaching, acesse o site de Maria Gentile.

  • Paixão diagnosticada Passeando pela revista Mente Cérebro (#AMO), li uma matéria sobre estudos para observar que áreas do cérebro são acionadas quando o indivíduo está........ ahhhh...APAIXONADO! A […]
  • A cura da sua vida em apenas uma sessão Trazer a cura em apenas um sessão é o que promete The Reconnection Healing, uma prática que ficou mundialmente famosa pelas mãos do Dr. Eric Pearl. Já tinha lido a respeito da […]
  • A importância de reciclar a mente Guardamos ao longo dos anos, consciente e inconscientemente, inúmeras experiências, emoções, sentimentos e memórias em nossa mente. Acrescente também os incontáveis estímulos que […]
  • O que significa viver felicidade? A busca pela felicidade tem se tornado cada vez maior. Existem várias experiências que podem nos fazer sentir felizes. Um bom passeio, uma comida apetitosa, uma conversa gostosa ou […]