Dentre os sutras de patanjali, que já descrevemos em outros posts, encontrasse a palavra asteya: o que é asteya afinal?
“O silêncio dos invejosos é barulhento” Gilbran Khalil Gilbran, poeta e filósofo libanês.
Voltemos ao sábio:
ASTEYA
Asteya significa não roubar, não cobiçar ou invejar bens ou conquistas de outrem. Não é apenas não roubar, mas eliminar totalmente o impulso de apoderar-se de objetos (ou idéias) alheios. Vyása ensina:
Steya significa pegar ilegalmente coisas pertencentes a outrem. Asteya é abstenção dessas tendências, mesmo que em pensamento.
Interpretação do professor especialista nos ‘Sutras de Patanjali’, o querido Pedro Kupfer.
Vale lembrar que este conceito faz parte de Yamas, os preceitos éticos do Yoga que são os primeiros passos para a verdadeira prática e superação de condicionamentos.
A tendência de invejar, cobiçar ou simplesmente não felicitar conquistas alheias está presente em TODA mente humana. Nosso ego se fragiliza com a sensação de “pareço menor que o outro” e reage – muitas vezes inconscientemente – com pensamentos, palavras e até ações para responsabilizar algo ou alguém pelas próprias deficiências ou incapacidades.
A meu ver, o exercício de Asteya não é somente abandonar o desejo sobre o que é do outro, mas também compreender a natureza deste desejo e sua real necessidade no Dharma – o caminho. Compreender o tamanho e valor que atribuímos a certos objetos, pessoas e histórias em nossas vidas e ao mesmo tempo enquadrá-los como pequenos personagens de um imenso TODO, cada um com seu papel. Se perceber que no contexto amplo, macro, o objeto ou pessoa não tem TANTA relevância, e compreender que você já É TUDO O QUE PROCURA, o desejo sobre o objetos e pessoas naturalmente enfraquece, sem você fazer nenhuma força para renegá-los.
E seguir ouvindo os sábios, como meu avô dizia: “Não tenho tudo que contemplo, mas contemplo tudo o que tenho”. É isso! Menos lá, mais aqui! ;-)
1 Comment
Tudo bem que inveja, para mim é o pior dos sentimentos, a razão de todo mal. Mas a foto das crianças é sacanagem com o coitado do menino, né? :)
Leave A Comment