Chegamos ao “rei” das posturas dos 7 erros. É comum ouvirmos este termo para chamar as posturas invertidas, por serem consideradas as posturas mais avançadas, o que na verdade eu discordo. Mas enfim…
Precisamos ter de fato um nível de consciência corporal mais avançado para praticar com segurança estas posturas, principalmente no que se refere ao apoio da cabeça e a estabilidade da coluna cervical.
Esta postura acima é Sirsasana II:
Toda postura “invertida” sobre cabeça requer extrema atenção. Por isso, até que o aluno tenha consciência do alinhamento correto da postura, recomendamos o uso da parede como apoio dos pés. No caso desta postura, braços e antebraços devem estas PARALELOS, alinhados aos ombros, diferentes dos cotovelos totalmente afastados do rapaz. Além do mais, é necessário que o praticante tenha uma atitute de ‘tadasana’ (montanha) na invertida, para que o corpo se mantenha alinhado, preservando cabeça, pescoço, coluna e a energia ascendente.
Já nas posturas de flexão, onde “dobramos”o corpo para frente, este é o erro mais comum:
Esta é Paschimottanasana, ou postura da pinça. Ansiosos por alcançar os pés com as mãos, praticantes sem alongamento posterior nas pernas dobram a coluna e comprometem a postura. O ideal é que, até que este alingamento seja gradualmente conquistado, o aluno apoie as mãos sobre as pernas de maneira confortável, mantendo a coluna reta. As ações de projetar os ísquios (ossos do bumbum) para trás e o abdome sobre a coxas vão trazendo a consciência do correto alinhamento da postura.
E para fechar nosso JOGO DOS “7 ERROS”, um alinhamento super fácil:
Yoga Mudra é o nome deste gesto onde entrelaçamos os dedos das mão atrás das costas.
Sempre mantenha as palmas das mão unidas (foto ao lado), não separadas como na foto de cima. Esta simples ação ajudará na rotação dos ombros para fora ajudando a flexibilizar a musculatura do peitoral e dos ombros.
2 Comments
estou praticando invertida do yoga em casa queria saber o modo mais seguro de pratica!!
Ola Isabel, bem vinda! Para as invertidas, que são desafiadoras porém oferecem algum risco ao corpo se nao praticadas corretamente, sugiro que converse com seu professor para essa orientacao, inclusive para ele saber se vc nao tem nenhum problema de coluna, pressao alta, etc, que podem ser impeditivos a esta pratica. De imediato, sugiro que faça na parede, e aos poucos vá se afastando, a medida que ganha força na cintura escapular e braços. Namaste Andrea
Leave A Comment