eros-psique

O Erotismo por EROS E PSIQUE

Falamos aqui no blog várias vezes sobre a mitologia e religião orientais. Que tal explorarmos um pouquinho : e que ainda é a base para vários de nossos pensamentos até os dias de hoje?

A MITOLOGIA GREGA é uma grande festa que mistura sentimentos humanos e divinos, expõe nossas próprias alegrias e mazelas nas dores e delícias desta relação conturbada que temos entre estas duas porções (a imperfeita e a perfeita) que habitam em todos nós.

Escolhi um casal para ilustrar cada temática.

Mas vamos ao Olimpo e aos casais que mais se destacam nesta festa. (Um por dia, para a gente não se atrapalhar com tanta história,ok?)

EROS E PSIQUE :

Psique era uma jovem belíssima, mas não conseguia admirar ninguém. De longas distâncias vinham homens para admirá-la. Com ciúmes, Afrodite, a deusa do amor, ordenou que seu filho Eros (Cupido, no panteão romana) flechasse a moça para que ela se apaixonasse por ele. No entanto, Eros encantou-se por Psique e imediatamente se viu apaixonado. Após ser conduzida a um palácio por Zéfiro ( o vento do oeste), Psique adormeceu e, quando acordou, foi seduzida por Eros que, apesar de amá-la, não mostrou o seu rosto. Eram imensamente felizes, amando-se todas as noites, até que ela acendeu uma lamparina para poder enxergá-lo, derramando sobre ele uma gota de azeite que o feriu o fez fugir.

Observem como o amor pode ser fugidio quando conhecido. Um pouco de mistério é vital para o erotismo. E o perdão também, pois Psique consegue reconquistar seu amado. As características deste par são jovialidade e frescor. E isso não depende da idade. Nesta relação, o afeto engrandece sem tolher.

Da união de Eros e Psique nasceu Volúpia (conhecida também como Prazer)

Na imagem, escultura de Eros e Psique em mármore, do artista neo clássico Antonio Canova. O Neoclassicismo foi um corrente filosófica e estética de larga difusão que se desenvolveu entre meados do século XVIII e meados do século XIX na Europa e América.

  • HADES E PERSÉFONE HADES E PERSÉFONE: A jovem e bela Perséfone é esposa de Hades, o deus das profundezas. Ela foi raptada por ele e levada para o submundo. Na antiguidade, o rapto era uma prova de amor. […]
  • ARES E AFRODITE Na mitologia não vigoram valores morais como os nossos. Deuses e deusas vivem seus desejos sem barreiras, obedecem apenas e totalmente à paixão. As histórias estão carregadas de […]
  • O Casamento por ZEUS E HERA A mitologia grega traz até hoje, cenários de sobra para debatermos sobre as nossas construções sociais e o papel do indivíduo no coletivo, trago hoje uma história mitológica: O […]
  • HEFESTO E AFRODITE Para os gregos, a arte de amar era disciplina obrigatória nas escolas da antiguidade clássica (do séc. 4 ao 1 a.C.). “Nas escolas, ensinavam truques de conquista, estratégias e a arte […]