O Erotismo por EROS E PSIQUE
Falamos aqui no blog várias vezes sobre a mitologia e religião orientais. Que tal explorarmos um pouquinho : e que ainda é a base para vários de nossos pensamentos até os dias de hoje?
A MITOLOGIA GREGA é uma grande festa que mistura sentimentos humanos e divinos, expõe nossas próprias alegrias e mazelas nas dores e delícias desta relação conturbada que temos entre estas duas porções (a imperfeita e a perfeita) que habitam em todos nós.
Escolhi um casal para ilustrar cada temática.
Mas vamos ao Olimpo e aos casais que mais se destacam nesta festa. (Um por dia, para a gente não se atrapalhar com tanta história,ok?)
EROS E PSIQUE :
Psique era uma jovem belíssima, mas não conseguia admirar ninguém. De longas distâncias vinham homens para admirá-la. Com ciúmes, Afrodite, a deusa do amor, ordenou que seu filho Eros (Cupido, no panteão romana) flechasse a moça para que ela se apaixonasse por ele. No entanto, Eros encantou-se por Psique e imediatamente se viu apaixonado. Após ser conduzida a um palácio por Zéfiro ( o vento do oeste), Psique adormeceu e, quando acordou, foi seduzida por Eros que, apesar de amá-la, não mostrou o seu rosto. Eram imensamente felizes, amando-se todas as noites, até que ela acendeu uma lamparina para poder enxergá-lo, derramando sobre ele uma gota de azeite que o feriu o fez fugir.
Observem como o amor pode ser fugidio quando conhecido. Um pouco de mistério é vital para o erotismo. E o perdão também, pois Psique consegue reconquistar seu amado. As características deste par são jovialidade e frescor. E isso não depende da idade. Nesta relação, o afeto engrandece sem tolher.
Da união de Eros e Psique nasceu Volúpia (conhecida também como Prazer)
Na imagem, escultura de Eros e Psique em mármore, do artista neo clássico Antonio Canova. O Neoclassicismo foi um corrente filosófica e estética de larga difusão que se desenvolveu entre meados do século XVIII e meados do século XIX na Europa e América.
10 Comments
Eu sei que você quer que eu curta a sua página, mas quase sempre há algo com que não concordo(nos assuntos em geral), e, afinal, por que não dizer? A mit. grega mistura
sentimentos "humanos e divinos"- são todos sentimentos humanos, nisso é baseada a mitologia grega. E esse mistério é legal em tudo, atiça a curiosidade, não só no erotismo. Acho o erotismo algo um tanto egoísta, dessas coisas que alegram uns e fazem sofrer outros. E que é maior em alguns casais que em outros, também varia. A mitologia grega expõe as paixões humanas, isso é verdade. Não acho que tenhamos porção perfeita e imperfeita, isso é só uma teoria entre muitas. Obrigada pela oportunidade, sei que não vais gostar dos meus comentários, mas mesmo assim eles poderão ser úteis.
Myrna
Aqui todos os pontos de vista são bem vindos... claro, se forem expostos com educação! Que curtam o blog os que de fato curtirem, não é pessoal? ;-)
Amo essa escultura mas não sabia o nome. Vim pesquisar e encontrei além do que imaginava: a história da escultura. Que maravilha! Lindo demais! Obrigada por postar. bjs.
Obrigada por acompanhar, Christina! Namaste Bjos
Achei muito interessante! Me ajudou muito
Que bom Miriam! Pratique e nos conte como foi! Namaste
Muito legal!
Gostei muito me ajudou muito a estudar para as provas eu adorei essa historia muito obrigada Andrea Alves!
Ola Mariana, que bom! Obrigada pela visita! Namaste
gosto muito de filosofia, a historia acima cita é belissima.
Que bacana Simone, seja bem vinda ao nosso blog! Namaste
Leave A Comment