Para quem tem o costume de utilizar a adubação orgânica para nutrição das plantas, daremos outra dica, o minhocário caseiro. Com o minhocário temos a produção de húmus, um adubo orgânico proveniente das fezes das minhocas.
Mas como isso acontece?
As minhocas se alimentam dos materiais orgânicos que estão disponíveis no solo. O papel da minhoca é de digerir o material transformando-o em pequenas partículas orgânicas. Em pequenas partes, o adubo é mais fácil de ser incorporado ao solo como também de ser utilizado pelos microrganismos, que por sua vez desenvolvem a mesma função, transformam as partículas orgânicas provenientes das minhocas em partículas menores ainda.
As minhocas devolvem ao solo, através das fezes, o chamado húmus. Dessa forma, há grande variedade de nutrientes disponíveis no solo. Quanto menor a partícula orgânica mais fácil das raízes das plantas absorverem os minerais.
As minhocas são importantes apenas para produção de adubo orgânico?
Não. Os anelídeos, como também os outros animais que vivem no solo, ajudam na aeração do mesmo.
Em um solo compactado e seco é muito difícil vermos a presença de formigas, caracóis, tatu-de-jardim e outros, porque além desse solo estar pobre em nutrientes os animais não conseguiriam se locomover nele. Já num solo saudável temos a presença desses seres vivos, que auxiliam na decomposição dos resíduos vegetais e constroem túneis ao se locomoverem. Esses túneis facilitam a passagem de ar e água, e tornam o solo mais poroso. Essa porosidade é muito importante para o crescimento das plantas, pois auxilia na expansão das raízes e na absorção dos minerais. As galerias de passagem de ar e água são formadas a 30 cm do solo.
Nessa primeira camada os seres vivos se escondem de predadores como aves e se protegem do sol para não se desidratarem, especialmente as minhocas.
Um solo saudável possui terra fofa, solta, porosa, com presença de seres vivos e ph próximo do neutro. Essas características são importantíssimas para manter o ph do solo na faixa de 6 a 7. Essa faixa do potencial hidrogeniônico próximo do neutro nos indica que o solo possui uma grande eficiência no aproveitamento de fertilizantes.
Agora você sabe que aquele ditado que ouvimos de nossos avós: “terra que tem minhoca é boa para plantio” é verdadeiro.
O minhocário que apresentaremos é muito simples de confeccionar. Para tanto, indicaremos os materiais e explicaremos as funções de cada um. Sabendo disso, você poderá reutilizar qualquer material que tenha em casa.
O que utilizaremos para o minhocário é:
– garrafa pet sem gargalo ou um vidro de conserva grande e de boca larga
– um pouco de terra: pode ser a terra do seu jardim ou as comercializadas como a terra vermelha ou vegetal
– um pouco de esterco bovino curtido
– um pouco de areia
– um pouco de restos vegetais: vamos precisar dos restos vegetais bem picadinhos. Em um dia de coleta temos a quantidade suficiente. Não podemos usar vegetais cozidos, temperados nem carnes. Vamos dar preferência às hortaliças e cascas de frutas, e evitar as sementes. Podemos armazenar os resíduos até o momento da montagem em um saco plástico na geladeira.
– um pouco de folhas secas amassadas
– duas folhas de jornal
– 30 cm de tule e um elastico
– de 5 a 6 minhocas califórnia
Podemos misturar o esterco com restos vegetais ou utilizar somente o esterco ou somente os restos vegetais nesse minhocário caseiro.
Vamos começar a montagem:
Corte o gargalo da garrafa pet e utilize-a como pá para introduzir os demais componentes. Dentro da garrafa distribuiremos os compostos em camadas: inicie com uma camada de dois dedos de terra, em seguida dois dedos de areia, um dedo de restos vegetais ou esterco ou ambos, e assim sucessivamente até completar a garrafa. Antes de finalizar as camadas, deixe dois dedos livres para colocar as folhas secas amassadas. Finalizando as camadas, introduza as minhocas e espere até que todas desçam pelo sistema. Em seguida, insira as folhas secas amassadas e envolva a garrafa por fora com o jornal, para escurecer o sistema.
Lembre-se que as minhocas sobrevivem no escuro. As folhas são opcional. Depois, cubra a boca da garrafa com tule e passe um elástico em volta para segura-lo. Para facilitar, o ideal é inserir a terra já úmida, pois a garrafa é cilíndrica e alta para regar todas as camadas. As camadas úmidas são o esterco e restos vegetais e as camadas secas são de terra. A areia, com sua granulometria, facilitará a passagem de ar, água e das minhocas, pois elas caminharão por toda o sistema e se alimentarão das partes úmidas até a transformação dos compostos em húmus. O tule bloqueará a saída das minhocas e permitirá a entrada de ar. O elástico prenderá o tule. O jornal escurecerá o sistema, assim as minhocas não se sentem espionadas por nós e ficam a vontades, rs.
E as minhocas, onde compramos?
As minhocas podem ser adquiridas em comércios de pescas. Geralmente é comercializado um potinho com aproximadamente 30 minhocas. As minhocas que não utilizar introduza no seu jardim.
O minhocário tem de ser colocado num ambiente chamado meia sombra, o mesmo local onde você deixa as orquídeas, bromélias e violetas. Tenha cuidado com vento e chuva, caso aconteça recolha o minhocário. A cada dois dias abra-o e verifique se há umidade, caso não haja leve o sistema até uma torneira e através de um fiozinho de água umedeça o sistema.
Caso esteja úmido, teremos de revolver cuidadosamente o sistema e introduzir terra. O húmus poderá ser utilizado após 30 ou 45 dias. Nesse período você sentirá um cheiro de chuva, esse é o sinal que o húmus está pronto. Não fique surpreso se durante esse tempo as minhocas se acasalarem. Você verificará que haverá mais minhocas do que tinha no início.
Mas as minhocas se acasalam?
Sim, a minhoca é um anelídeo hermafrodita, ou seja, ela possui ao mesmo tempo sistemas reprodutores masculino e feminino. Assim as minhocas podem produzir tanto espermatozóides quanto óvulos. Porém, por ela não conseguir se autofecundar ela precisa de uma minhoca “parceiro”.
Durante o acasalamento, os órgãos femininos encostam nos masculinos, e assim ambas minhocas ficam fecundadas. Cerca de 20 dias os ovos eclodem, podendo, cada minhoca, produzir por volta de 10 “minhoquinhas”. Os cientistas estimam que uma minhoca é capaz de gerar aproximadamente 500 minhoquinhas por ano. Mas não fique preocupado, nosso sistema é pequeno.
Qual a quantidade de húmus de posso utilizar nos vasos ou jardim?
Segundo a minhocultura Maria Isabel Levit a recomendação para vasos e jardins, no plantio ou para manutenção é a seguinte:
O minhocário caseiro é uma oportunidade de você manter o solo de seu jardim ou a terra de seus vasos sempre adubados. Além disso, reutilizamos materiais que temos em casa.
Caso você tenha filhos, monte o minhocário com eles e incentive a preservação do nosso meio ambiente.
Comece com um sistema pequeno, depois avance para maiores. Com o tempo, seu solo estará rico em nutrientes e contará com a presença da biodiversidade de seres vivos e microrganismos.
Bel Galbiatti
O vídeo a seguir é uma sugestão do nosso querido leitor Palerto! Espero que ajude a elucidar! Namaste
50 Comments
Eu aprendi muito, gostaria de construir im minhocárip p a horta da escola!
Olá Roseane, que bacana! Muito obrigada pela participação e depois nos conte como foi sua construção! Namaste
Oi-estou-pensando-em-fazer-um-minhocário,-em-formato-com-3caixas-uma-em-cima-da-outra.-Preciso-saber-como-é-o-fundo-destas-caixas.Desde-já-meus-agradecimentos.
Oi-estou-pensando-em-fazer-um-minhocário,-em-formato-com-3caixas-uma-em-cima-da-outra.-Preciso-saber-como-é-o-fundo-destas-caixas.Tem-que-ser-perfurados-e-como-tem-que-ser-esses-furos.Desde-já-meus-agradecimento.
Nossa!! Muito legal! Somas alunas, e vamos fazer um trabalho sobre esse assunto, você ajudou muito huehue obrigada
Pécimooooooooooooo! Quein liga pra içu?
Muito bom! Estou emocinadaan! Parebéns essa menina do blog!
Achei espetacular, meus parabéns Andrea Alves, como tenho muitas plantas em minhas varandas vou fazer o mais rápido possível, o meu muito obrigado.
Obrigada José, depois nos conte como foi a experiência! Namaste
Olá, muito obrigada pela participação! Namaste
Olá Brenda, algumas pessoas acham bacana fazer em casa! Namaste
Olá, obrigada! Namaste
Amei a dica era exatamente o que eu procurava hj mesmo vou dar inicio ao minhocario caseiro
bjsss
Olá Drika, obrigada pela visita! Torcemos para que dê certo! bjs
Muito Legal Andrea, parabens pelo trabalho, estou testando um também, esta funcionando bem. Att
Bacana a iniciativa, mas gostaria de fazer um comentário. O Ph do solo "saudável" varia, pois a "acidez" funciona como uma proteção nos solos tropicais, evitando a lixiviação (lavagem e arraste para camadas profundas) de minerais e o empobrecimento do solo. O Ph neutro é um padrão agronômico onde as plantas conseguem retirar sais com menor "esforço" devido às cargas elétricas que as mantém presas ao solo (às partículas de argila e húmus, chamadas "partículas coloidais" que tem carga negativa )assim, em Ph neutro as plantas encontram os nutrientes "soltos" e os absorvem em quantidade maior. Em muitos casos isto pode ser prejudicial à saúde do consumidor (em caso de vegetais usados na alimentação e adubados com excesso de nitrogênio) ou à saúde do solo (por permitir a perda de nutrientes pela chuva ou irrigação) causando dependência de produtos químicos na produção... inclusive agrotóxicos ... por incrível que pareça. A natureza é sábia e tudo tem sua razão, inclusive a acidez, rs. No mais, parabéns. Continuem a divulgar e incentivar as práticas saudáveis. Heider Dacosta, Engº Agrº https://www.facebook.com/groups/635542369872837/
Ola, obrigada pela complementação! Namaste
Ola Ademir, muito obrigada pela participação! Se quiser mandar fotos e outras infos, fique a vontade! Namaste
se alguém prescisar de minhocas da califórnia tenho para vender, jonasdias2001@hotmail.com
Andrea, obrigado por utilizar a imagem do Minhocário Caseiro no post. Caso seus seguidores queiram adquirir um Minhocário Caseiro podem acessar: www.minhocario.eco.br
FACEBOOK: facebook/minhocario caseiro
Email:contato@minhocario.eco.br
Abraços!
Ola, seja bem vindo e obrigada pela contribuição! Namaste
Adorei seu post, vai ajudar muito em um trabalho que meu filho irá fazer na escola em uma feira de conhecimentos!!! Vamos providenciar um minhocário, obrigada pelas informações!
Ola Tania, ficamos muito feliz em poder ajudar! Mande-nos noticias e fotos do seu trabalho, ok? Namaste andrea
Um resumo com muita informação,estou preparando uma Horta Suspensa Orgânica no colégio, por isso vou utilizar fertilizantes orgânicos,muito bom!! parabéns.....
Ola Anderson, que bacana! Boa sorte com seu projeto! Namaste
Olá Andrea, muito bacana sua dica.
Gostaria de saber se além da água, é necessário colocar mais alguma coisa depois que o minhocário estiver pronto.
Ola Gerli, obrigada por sua participação! Vamos perguntar para a Bel e logo mais postamos aqui, ok? namaste
adorei tirou todas as minhas duvidas vou fazer com certeza. bjd.
Olá amei suas dicas, já fiz o meu trabalho escolar. Ficou muito bom.
Ola Sandra! Tudo bem? Depois conte para gente como ficou! bjs
Ola Jeniffer, obrigada pela participação! Boa sorte no trabalho! Namaste
Acho interessante a ideia, deixo aqui um vídeo de como construir um minhocário mais detalhadamente.
https://www.youtube.com/watch?v=P0Qbvc9JtdY
MUITO BOM, AMEI! VOU FAZER UM EM MEU QUINTAL E TENTAR FAZER COM QUE O MEU TERRENO VOLTE A PRODUZIR COMO ANTES. MUITO OBRIGADA
Oi Delvina, que bacana!!! Depois mande pra gente a evolução que postamos sua experiência aqui no blog, ok? Namaste
Ola Palerto, que légal! O vídeo é seu??? Vou colocar no corpo do post sua dica, ok? Confira lá! Namaste e muito obrigada pela participação!!
Olá Andrea. Parabéns pela matéria. Acreditamos nessa ação como agente transformador.
Temos vários modelos de minhocários.
Achei legal e estou tentando por em pratica, mas acontece que pela minha inesperiencia a minha compostagem está dando cheiro de lavagem e as minhocas estão sumindo, onde será que estou errando?
Ola Dercio, tudo bem? Que bacana que você está tentando! Vou perguntar a autora Bel Galbiatti e te trago a resposta em breve, ok? Namaste
Olá Dercio! Provavelmente vc está irrigando demais sua composteira. Para cessarmos com esse excesso de umidade, fique sem irrigar por dias deixando-a no sol. As minhocas tb não gostam de muita umidade pq dificulta seu deslizamento pelos compostos. Fazendo dessa forma, tenho certeza que terá sucesso. Caso não consiga dessa vez, não desanime, vamos começar outra compostagem. Afinal, resíduos orgânicos é o que não faltam em nosso dia-a-dia. Abraços, Isabel
Muito legal
vou fazet um minhocario na mlnha casa
pois sou pescador
Ola José, que bacana!! Depois nos conte se deu certo! Namaste
Olá, adorei a postagem! Gostaria de saber como posso coletar o chorume neste sistema (ou não é necessário?). Obrigada!
Mto produtivo. Parabéns!
Obrigada Jorge! Seja bem-vindo! namaste
posso fazer um minhocário com minhocas do meu quintal ?? fiz com garrafas pet e coloquei 35 minhocas colhidas do meu quintal. tem algum problema ? outra coisa, a comida deve ser jogada por cima ? é que misturei a comida na terra antes de jogá-las dentro , etm algum problema?
vc colocou esterco, eu coloquei alface , po de cafe , e cascas de ovo e de banana . tem algum problema?
Não tem problema Fernando!
o meu não funcionou
desculpe mas tem como fazer um diferente
Achei muito legal, vou fazer um minhocário com suas dicas.?
Ola Lenilda, chegou a fazer? conte pra gente se funcionou! ;-)
Leave A Comment