É possível melhorar o humor com práticas simples na sua alimentação.
Oscilações de humor afetam as relações e ficar refém delas pode causar danos até mais graves a longo prazo.
Estimule a serotonina
A serotonina é considerada por muitos como felicidade química e indutora de sono, mas isso é uma simplificação exagerada. Além de afetar o sono, a serotonina age no comportamento sexual, na maneira como assumimos riscos, na agressão, motivação, na regulação da temperatura, no comportamento exploratório e na alimentação (para citar apenas alguns efeitos).
Os aminoácidos triptofano e 5-OH-triptofano são blocos de construção de serotonina. O triptofano, um aminoácido (o que significa que nosso corpo não pode produzi-lo, mas o obtém dos alimentos), é encontrado nos seguintes alimentos:
Banana
Queijo/leite/iogurte
Ovos
Peixe e carnes em geral
Nozes (todos os tipos)
Ervilhas
Batatas
Sementes de gergelim, abóbora e girassol
Arroz integral
Soja e tofu
Espinafre
Reduza o açúcar
Em reação ao estresse, o corpo libera glicose extra do fígado, por isso precisa ingerir menos. Apesar disso, sobre pressão, ansiamos por doces. Embora eles lhe deem uma “alta” inicial, ela será seguida por uma mal-humorada “baixa”. Lute contra o desejo por açúcar e você vai desfrutar de humores mais estáveis.
Coma a cada 3 horas
Ficar sem comer por muitas horas faz o nível de glicose no sangue cair e presume-se que isso contribua para crises de pânico e alterações de humor: o corpo libera adrenalina para manter os sistemas funcionando e o excesso deste hormônio causa tremores e outros sintomas. Se isso acontece com você, coma algumas coisa (de preferência carboidrato) a cada 3 horas, o que também ajuda na TPM, reduzindo o choro, a agressividade e oscilações de humor.
0 Comments
Leave A Comment