Dhamma-Bros

Já falamos aqui no blog sobre alguns estudos de casos onde foram implantados programas de meditação em presídios e os maravilhosos benefícios que esta prática trouxe `as populações carcerárias.

Veja aqui o post sobre Yoga da Prisão

Mas hoje vamos falar de um projeto que foi ainda mais longe: The Dhamma Brothers.

No presídio de segurança máxima Donaldson, no Alabama – considerado o estado mais rigidamente católico dos Estados Unidos – foi implantada uma ideia arrojada até para praticantes regulares de meditação: Um retiro de Vipássana de 10 dias.

Vipássana, que significa ‘ver as coisas como realmente são’, é uma das mais antigas técnicas de meditação da Índia. Durante os 10 dias em que os praticantes ficam retirados, não podem trocar nenhuma palavra, nem sequer um contato visual. Passam 12 horas por dia com os olhos fechados em postura sentada meditando. Nas outras horas, dormem ou ouvem os cânticos e ensinamentos. Não podem ler, escrever, ouvir música ou qualquer outra distração. O objetivo da meditação vipássana é que haja um mergulho profundo no silêncio e assim, um acesso a camadas mais internas do Ser que a mente distraída não nos permite ver no dia a dia.

A antropóloga e enfermeira psiquiátrica Jenny Phillips, que já trabalhava em várias outras prisões do país com cursos de desenvolvimento emocional e meditação, recebeu mais de centena de cartas vindas de presidiários de Donaldson contando suas experiências para encontrar paz interior. Phillis aceitou o convite do Dr. Ron Cavanaugh (psiquiatra do presídio) para conhecer seu trabalho em Donaldson e ela mergulhou nesta experiência documentando cada etapa deste trabalho, que resultou no premiado documentário The Dhamma Brothers, minha dica de vídeo para este fim de semana.

No documentário você conhecerá algumas das histórias dos detentos, um pouco sobre a rotina no presídio e, claro, verá como foram os 10 dias de retiro (dos que escolheram por opção participar) além de suas lindas histórias de transformação interna e amadurecimento. É bastante impactante!

Assim vários desses homens encontram a paz interior e seguem Dhamma, o caminho das palavras do Buddha.

dhamma brothers still