Muita gente me pergunta se o Yoga e o Ayurveda podem ajudar a tratar insônia. A resposta é SIM. Mas antes de conhecer estes tratamentos e outras formas preventivas, vamos conhecer um pouco mais sobre este mal que afeta 35 milhões de brasileiros, a maioria mulheres.
Uma pesquisa recente, coordenada pela Sociedade Brasileira do Sono, avaliou cerca de 43 mil pessoas das principais capitais do país e revelou que mais da metade desta população (53,9%) não tem um sono restaurador. E 43% apresenta sinais de cansaço no decorrer do dia.
Todo mundo sabe (e certamente sente) que uma boa noite de sono é um “santo remédio”. Além dos óbvios benefícios para o descanso físico e mental, hoje já se sabe que dormir estimula a criatividade, ajuda na solução de problemas e faz muito bem para a memória.
Cérebro e corpo revitalizados
Estudos comprovam que as horas de sono também são imprescindíveis para que o cérebro desencadeie processos químicos que vão recompor ossos e tecidos, recuperar células, cicatrizar órgãos e liberar hormônios que vão regular, por exemplo, o crescimento e o controle de apetite.
Vários fatores podem ser causadores de insônia, alguns mais sérios como as doenças crônicas. Mas os motivos mais comuns são os próprios maus hábitos. Uma pesquisa feita por neurologistas do Hospital das Clínicas (HC) indicou que 60% das causas de insônia são atribuídas ao fato de realizarmos tarefas ou procedimentos que atrapalham o sono, como o uso de estimulantes, o consumo de álcool e tranquilizantes, comer de mais ou de menos na hora de deitar, assistir a TV no quarto ou usar o computador. “Internet a noite e o hábito de levar trabalho para casa são grande inimigos do sono”, diz Alexandre Machado, neurologista.
Você verá nos posts seguintes mais alguns dados interessantes, dicas dos médicos e claro, os tratamentos mais sugeridos pela YOGATERAPIA e AYURVEDA, a tradicional medicina indiana.
FIQUE DE OLHO! ;-)
0 Comments
Leave A Comment