Burning incense

Nós, praticantes e/ou profissionais do Yoga, nos acostumamos a presença marcante dos incensos, uma herança do povo indiano e suas tradições antigas. Mas você sabe a verdadeira simbologia do incenso?

Para várias culturas, o incenso é um elo com o sagrado, com o divino e a transcendência. Podemos dizer que seu uso é quase tão antigo quanto a humanidade.

Como oferenda, possui duas funções: a de agradar e homenagear os deuses e a de fazer os pedidos chegarem mais “rápido” até eles. Segundo o livro ‘Incenso – Preparo, Uso e Significado Ritual’ (ed. Hemus), “povos primitivos estabeleciam contato com o divino através da fumaça oriunda da queima de ervas e madeiras aromáticas que se elevavam até os céus”.

A civilização egípcia foi a primeira a registrar seu emprego com a intensão de afugentar maus espíritos e homenagear seus deuses. Mais adiante, na Bíblia, o incenso aparece como um dos presentes levados pelos três reis magos a Jesus. Assim como o ouro, os perfumes e incensos eram ofertados por serem caros e precisos.

Símbolo do desapego e da purificação

No budismo tibetano, o incenso é o símbolo da generosidade de do desprendimento. O incenso também deixa o ambiente agradável, livre de energias negativas. Seu caráter purificador também é utilizado pelos mulçumanos. No Islã, as pessoas têm o hábito de acender o incenso às sextas-feiras, que é um dia sagrado. “Pode-se recitar uma surata (capítulo do Alcorão) e pedir a Deus para que ele purifique a casa”, diz Najla Kamel, professora de cultura árabe na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Mas foi na Índia que o incenso ganhou a forma atual, uma mistura de ervas e resina sobre a vareta. Da Índia, o berço do hinduísmo e do budismo, o incenso se alastrou pelo Oriente na medida em que essas religiões ganharam território. No zen-budismo, o incenso marca o tempo da meditação. Ele ajuda a criar harmonia e pode ser visto como um símbolo da impermanência.

Por todos esses motivos, incensos não faltam aqui em casa!!

O que mais uso é o Nag Champa Super Hit (abaixo)

super_hit

Ou uma versão mais conhecida e fácil de encontrar do Nag Champa:

nag champa

Mas nesta virada de ano, estou usando um presente da querida aluna e parceira Rose Koraicho: incenso de Manjericão, da Flor de Lótus. Muito bom!!!!

incenso

Minha dica é que você escolha um incenso de boa procedência. Muitas vezes eles não são os mais baratos, mas garantem que a resina queimada não seja tóxica para o ambiente. Mantenha alguma distância da fumaça quando acendê-lo, para não inalar diretamente. Pode passa-lo por toda casa, entoando as boas vibrações que você deseja para o ano. Um pequeno ritual particular que não depende de religião, apenas das suas boas intenções. ;-)

Namaste!

  • 15 maneiras de ficar zen Zen virou um adjetivo para caracterizar pessoas calmas, distraídas ou boas demais. Mas será que significa isso mesmo? Essa palavra oriental, que entrou na moda há cerca de duas […]
  • Tina Turner e o mantra do bem estar Mantra é uma palavra sânscrita que significa “aquilo que conduz à mente”. O Mantra é um som sagrado, uma vibração capaz de conduzir ao estado de supra consciência. A repetição contínua […]
  • O plano do Criador e John Coltrane Nada disso, amigos!!! Não vamos começar a semana (útil) com "frases de efeito". Vamos começar com MÚSICA DE EFEITO. 'The Creator Has a Master Plan', de Pharoah Sanders e Leon […]
  • Dica de livros para expandir a mente Amigos, Não sou a pessoa mais ordenada do mundo para ler. Explico: Normalmente tenho 03 livros na cabeceira, além dos que ficam na minha mesa para pesquisa. Rs Leio os 03 ao mesmo […]