Padrão físico de Vata, Pitta e Kapha, respectivamente.
PERGUNTAS e RESPOSTAS SOBRE AYURVEDA E OS DOSHAS.
– Qual é o significado da palavra dosha? De onde ela vem? Conte um pouco sobre a história dos doshas.
A palavra dosha em sânscrito quer dizer “defeito”. A Índia sempre viveu numa sociedade extremamente devocional e mística, originária dos Vedas, livros sagrados que organizam a conduta do povo, sua ética, leis, religião, etc. Por volta de 3000 anos atrás, nasce uma Filosofia chamada Samkhya, considerada analítica e empírica. Não se conflitava com a cultura védica, mas reconhecia também a força da matéria no processo de evolução do ser. Baseada no Samkhya, foi desenvolvida a medicina Ayurveda, uma ciência que observa a saúde do corpo e o poder dos Cinco Grande Elementos da natureza em todos os seres vivos. São eles: Terra, Água, Fogo, Ar e Éter (Espaço). Todos nós deveríamos, enquanto Seres completos, ter os cinco elementos em harmonia. Mas devido às diversas interferências em nosso dia a dia, hábitos de vida e genética, acabamos por sofrer desarmonias nesses elementos. Aí entra a palavra Dosha. O Dosha significa que vc possui uma tendência em se desarmonizar ou já desarmonizou em algum dos cinco elementos.
Dosha Vata, é a sobreposição dos elementos Ar e Éter.
Dosha Pitta, sobreposição de Fogo e Água
Dosha Kapha, sobreposição de Água e Terra.
– Como é possível definir qual é o meu dosha? Quem pode fazer isso por mim? Esses testes (encontrados na internet) demonstram o que?
Os testes na internet mostrarão de maneira superficial a desarmonia que você está passando naquele momento. Existe uma tendência no nascimento a Vata, Pitta ou Kapha. Durante a vida, isso pode modificar. Sua origem não mudará, mas as desarmonias poderão camuflar seu dosha de origem (nascimento). A avaliação de um médico especializado ou de um terapêuta ayurveda são fundamentais para que se tome diretrizes para um tratamento ou simplesmente para a determinação do dosha de origem (prakruti)
– O meu dosha de hoje será o mesmo daqui a 15 anos? Ele pode mudar? Por que? Isso é algo positivo ou negativo?
É mais interessante que se aprenda a reconhecer, no corpo e na mente, as oscilações dos cinco elementos do que se fixe a idéia de um dosha.
O elemento Terra traz estabilidade, força, estrutura…em desarmonia se torna muito pesado, tende as retenções (emocionais, de peso, de excrementos, muco,etc), a letargia e até a depressão.
O elemento Água traz fluidez, adaptabilidade, hidratação. Em desarmonia causa fluxo excessivo das emoções, oleosidade e excesso de fluidos, como o suor, por exemplo.
O elemento Fogo traz calor, luz, e é o Senhor da transformação. Em excesso causa irritabilidade, inflamações, vermelhidão cutânea.
O Ar traz leveza, movimento, frescor. Quando elevado, causa frio, secura, gases e extrema agitação e ansiedade.
O Éter é o responsavél pela nossa sutilização. Quando em excesso, perdemos o contato com o plano material facilmente, e deixamos de realizar tarefas práticas, tão necessárias no nosso dia-a-dia.
O dosha pode não só mudar em anos, como também em horas… Se você souber reconhecer o elemento que se desarmonizou, saberá como equilibrá-lo novamente, e trazer a harmonia para todos os momentos.
– É interessante ter um pouco dos três doshas? O corpo fica harmonizado?
Todos já temos os três doshas. Mas é muito interessante que consigamos manter em harmonia os três, para benefício não só do corpo como da mente.
– Há três tipos de doshas: Vata, Pitta e Kapha. Existe algo de comum entre eles? Há uma combinação entre eles?
Existe entre Pitta e Kapha um elemento em comum, que é a Água. Confere hidratação mas em excesso vira oleosidade, viscosidade. Nos demais, as características se diferenciam bastante.
– Fale um pouco sobre cada um dos doshas (com exemplos de personalidade, biótipo, caráter e pontos positivos e negativos).
O dosha Vata, formado dos elementos Ar e Éter (Espaço), traz ao indivíduo uma pele mais seca, bem como todo o trato digestivo e principalmente os intestinos. Normalmente são pessoas mais magras, longelíneas, com ossatura mais leve e aparente. A personalidade agitada, a mente criativa e desapegada, mas em desarmonia tornam-se “avoados” e por vezes, ansiosos.
O dosha Pitta, formado de Fogo e Água, apresenta uma estrutura corpórea adequada e proporcional, com músculos naturalmente definidos. A pele tende a ser mais oleosa e irritada, por vezes vermelha. A mente é extremamente realizadora e líder, mas em excesso traz irritação. O famoso “sangue quente”.
O dosha Kapha, de Água e Terra, mostra um corpo mais robusto, pele nutrida e um comportamento extremamente dócil e amoroso, podendo ser letárgico e retraído se desarmonizado.
– Como a pessoa pode se beneficiar tomando como base o seu dosha? Ela pode usar roupas de um determinado tom, comer tais alimentos, fazer exercícios específicos?
Através do conhecimento de seu dosha e dos cinco elementos, a pessoa pode manter uma vida mais harmonizada e certamente aumentar sua longevidade. A partir deste conhecimento, ela saberá fazer a ingesta certa dos alimentos mais adequados para o seu biotipo e a maneira de ingerí-los, como a hora do dia, as combinações, etc. Além disso, conhecerá que tipo de exercícios físicos lhe são mais apropriados, horários, tipos de meditação, yoga ou outras técnicas de relaxamento e auto-conhecimento. Mas somente um profissional especializado pode indicar o que é melhor para cada um. Mesmo que os doshas apresentem grupos que possuem características similares, a visão individual é fundamental para compor o quadro. Duas pessoas com sobrepeso apresentam históricos de vida diferentes e é esse olhar indivudual que o Ayurveda busca tanto mostrar.
– Os alimentos podem servir como ‘potencializador’ dos doshas? Como isso funciona? O que a pessoa Vata, por exemplo, precisa fazer para reforçar o seu lado Pitta? Qual o benefício da pessoa se ‘harmonizar’?
A pessoa Vata, que tem naturalmente muito Ar, deve diminuir ou evitar o consumo de alimentos com muito Ar, como alface americana, por exemplo, que agravará seu dosha formando gases e outros incômodos. Em Vata, precisamos aumentar os elementos Terra e Água, aumentando, em horários adequados, a ingesta de alimentos com carboidratos(arroz, banana, etc) e oleosos(azeite, ghee-manteiga clarificada-, etc)
Muitas pessoas passam o dia todo com muitos gases mas nunca pararam para pensar que não deveriam ingerir alface. Nem sempre o que é bom para um, será para o outro.
– O que são os Ojas? O que eles têm a ver com os doshas e como devem ser administrados?
Ojas é uma energia mais sutil, considerada um dos combustíveis da vida. Esta energia muitas vezes esta associada ao dosha Kapha, ligada aos fluidos vitais, como a sexualidade. Confere brilho nos olhos e regula a saúde. Traz estabilidade e confiança, impulsiona os desejos e certamente suas realizações. A apatia em relação aos acontecimentos da vida, os olhos apagados e tristes são considerados “falta ou desarmonia” de ojas. Comer carne, doces, frituras em excesso podem levar a este desequilíbrio, pois causam prostração mesmo para quem não possui a tendência Kapha. O ideal é, conforme demonstra a filosofia Ayurveda, buscar sempre o equilíbrio e a moderação.
0 Comments
Leave A Comment