DSC03666

No Ayurveda, a tradicional medicina indiana, recomendamos o consumo de Ghee (manteiga clarificada) em diversas situações. Na Índia, este óleo é amplamente utilizado na culinária, algo que já foi adotado por diversos chefes ocidentais. A manteiga passa pelo processo de suave cozimento e, ao ser derretida em baixa temperatura, separa o óleo dos resíduos de leite (este último sendo descartado), tornando-se um alimento muito puro e até medicinal, podendo ser usado em massagens e outros procedimentos da medicina indiana.

DSC03655 - CopyDSC03658

Super recomendado para Vata e Pitta, os doshas de ar e fogo respectivamente. Para Kapha (o dhosha de água e terra), o consumo deve ser bem mais moderado em função do alto teor de gordura.
Além das propriedades terapêuticas, o Ghee, por não ter os resíduos do leite, tem maior temperatura de cozimento, não queimando facilmente como a manteiga normal.

No método tradicional, enquanto a manteiga derrete em fogo baixíssimo na panela de pedra, retira-se a espuma branca com uma colher ou escumadeira, até que o óleo não precipite mais a espuma.
Mas achei o método deste chef rápido e interessante. Vale testar!

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=hKOzVkRSUhU

Sugestão: coloque mais de um tablete para não correr o risco de queimar. Pode usar duas peneiras metálicas ou pano TNT para coar. MANTEIGA SEM SAL PARA O PREPARO!! ;-)

As imagens foram tiradas no retiro do Naradeva, módulo Herbologia e Preparações Medicinais, no Carnaval de 2010. Saudades!…

  • Harmonize-se JÁ! Ayurveda e os DOSHAS Padrão físico de Vata, Pitta e Kapha, respectivamente. PERGUNTAS e RESPOSTAS SOBRE AYURVEDA E OS DOSHAS. - Qual é o significado da palavra dosha? De onde ela vem? Conte um pouco […]
  • Gengibre e Dr. Danilo Carneiro Há quem ame e há quem torça imediatamente o nariz! A verdade é que, pelo Gengibre, ninguém passa despercebido. Zingiber officinalis é o nome científico da planta da qual consumimos […]
  • Preparações Ayurvédicas O Ayurveda (tradicional medicina indiana) oferece um leque enorme de preparações ayurvédicas que devem ser aplicadas sobre o corpo ou ingeridas. Muitas delas utilizam ingredientes […]
  • Receita rápida de cuscuz marroquino Adoro fazer cuscuz marroquino. Não só porque acho um prato chique e saboroso, mas também porque é incrivelmente rápido. Bom, esta versão aqui não tem muito segredo, pois acabei […]