Pode até parecer estranho, mas existe uma grande diversidade de flores comestíveis que viraram um sucesso na mesa dos restaurantes pelo seu sabor e poder de decorar um prato.

Algumas dessas flores comestíveis você já conhece bem, como é o caso da alcachofra e couve-flor. No entanto, outras espécies que eram consideradas apenas ornamentais já são comprovadamente saudáveis para a digestão humana também.

Mas calma! Não saia correndo ao jardim do vizinho para colher as flores alheias para seu consumo! Recomenda-se que essas flores sejam cultivadas sem os agrotóxicos comuns aos jardins para que sejam seguras como alimento.

Foi por isso que eu resolvi encomendar algumas delícias da Fazenda Maria, uma fazenda orgânica em Tatuí SP especializada em PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Lá você encontra uma imensa variedade de flores comestíveis e outras PANCs de dar água na boca. Na minha lista estavam as folhas de curry, cipó d’alho, folhas de limoeiro (que são incríveis para os caldos e receitas), nirá (um tipo bem incomum de cebolinha com sabor de alho), dill (um parente da erva doce que gera um sabor único e refrescante aos pratos), as flores e o meu preferido, o manjericão genovês (aquele manjericão gigante bem comum no mediterrâneo).

Compras feitas, é hora de chegar em casa e enfeitar o prato, como você vê na foto de abertura com uma bela salada de PANCs e a regra é não ter regra, se divertir com as cores e sabores das flores comestíveis e outros produtinhos. Nessa brincadeira encontramos a mágica da cozinha além de promover saúde pra você, para sua família e convidados.

Confira a festa de cores e sabores no Instagram da Fazenda Maria, clicando aqui.

Você já conhecia as plantas comestíveis? Conte pra gente nos comentários que prato você comeu com elas.

  • Trabalho voluntário em rede Muitas pessoas pensam em fazer um trabalho voluntário mas não sabem por onde começar e nem que instituições seriam idôneas para o investimento de tempo, dinheiro e outros recurso. […]
  • Sonoma Cost, California – O poder de sedução da Henna Indiana Na Índia, a tatuagem com Mehendi (também conhecido como Henna), é um costume milenar de embelezamento. A henna é um produto natural, uma vez que é um pigmento extraído da planta […]
  • Como ser só Em tempos de solidão, achei um vídeo incrível na internet, de Tanya Davis (foto acima) que ensina Como Ser Só... http://www.youtube.com/v/k7X7sZzSXYs?fs=1&hl=pt_BR Segue o […]
  • Look do dia: Suco Antioxidante Se dá tempo de passar horas na frente do armário escolhendo a roupa e do espelho fazendo makes incríveis, dá pra arranjar um tempinho para um suco LOTADO de antioxidantes, não é […]