Pode até parecer estranho, mas existe uma grande diversidade de flores comestíveis que viraram um sucesso na mesa dos restaurantes pelo seu sabor e poder de decorar um prato.

Algumas dessas flores comestíveis você já conhece bem, como é o caso da alcachofra e couve-flor. No entanto, outras espécies que eram consideradas apenas ornamentais já são comprovadamente saudáveis para a digestão humana também.

Mas calma! Não saia correndo ao jardim do vizinho para colher as flores alheias para seu consumo! Recomenda-se que essas flores sejam cultivadas sem os agrotóxicos comuns aos jardins para que sejam seguras como alimento.

Foi por isso que eu resolvi encomendar algumas delícias da Fazenda Maria, uma fazenda orgânica em Tatuí SP especializada em PANC (Plantas Alimentícias Não Convencionais).

Lá você encontra uma imensa variedade de flores comestíveis e outras PANCs de dar água na boca. Na minha lista estavam as folhas de curry, cipó d’alho, folhas de limoeiro (que são incríveis para os caldos e receitas), nirá (um tipo bem incomum de cebolinha com sabor de alho), dill (um parente da erva doce que gera um sabor único e refrescante aos pratos), as flores e o meu preferido, o manjericão genovês (aquele manjericão gigante bem comum no mediterrâneo).

Compras feitas, é hora de chegar em casa e enfeitar o prato, como você vê na foto de abertura com uma bela salada de PANCs e a regra é não ter regra, se divertir com as cores e sabores das flores comestíveis e outros produtinhos. Nessa brincadeira encontramos a mágica da cozinha além de promover saúde pra você, para sua família e convidados.

Confira a festa de cores e sabores no Instagram da Fazenda Maria, clicando aqui.

Você já conhecia as plantas comestíveis? Conte pra gente nos comentários que prato você comeu com elas.

  • Meditação budista no Copan Toda terceira sexta-feira do mês 08 monges Zen Budistas se reúnem logo ao nascer do sol para praticar meditação budista no Copan, tradicional edifício do centro de São Paulo, por uma […]
  • Tratamento de alergias alimentares Já existem lugares especializados em tratamento de alergias alimentares. Para quem se descobriu alérgico ou tem alguém na família com alergias alimentares, como é o caso da intolerância […]
  • Bolo de Fubá e a vida simples! Tava com muitas saudades do amigo Bolo de fubá. Em tempos de "arraiá", achei que era hora de receber esta agradável visita. Fui para a cozinha preparar esta "delícia da vovó" que não […]
  • Torta de espinafre com cebola caramelizada Esta opção de torta vai agradar demais a turma de casa e é bem mais leve que a quiche. Deliciosa! Para massa: 1 xícara de farinha de trigo integral 1/2 xícara de farinha de trigo […]