Minha querida aluna Cynthia me mandou esta semana a foto de sua bebezinha se espreguiçando muito gostosamente. Brincamos sobre a foto, porque este ato que é bem natural para todos os seres humanos e amplamente executado pelos pequenos, passa a ser negligenciado pelo adultos. Mas afinal…
Porque espreguiçamos?
Mesmo com o corpo imobilizado durante o sono, o sistema nervoso continua enviando impulsos elétricos para os músculos, mantendo-os tensos. “Quando ficamos em uma mesma postura por muito tempo, uma parte dos músculos se ressente, por estarem alongados ou contraídos demais”, diz Carlos Ugrinowipsch, professor de educação física da Universidade de São Paulo.
Espreguiçar movimenta os músculos e ativa a circulação sanguínea, diminuindo a tensão e preparando o corpo para uma nova atividade. O ato é tão benéfico para o organismo que praticamente todos os animais o fazem. Algumas vezes, porém, pode causar dor. No músculo, existem estruturas que regulam o comprimento das fibras, para impedir que ele se estique demais. Quando exageramos no alongamento, elas disparam a dor para avisar que é hora de parar.
E caso você não tenha ainda assimilado uma boa espreguiçada ( e todos os outros alongamentos ) na sua rotina diária, sua musculatura vai ficar contraída e bem ressentida com você. Daí você pega meu contato aqui no blog que eu vou até a sua casa com a minha “ambulância yogica”para te salvar, ta? ;-)
Palmas para a Vitória, a baby da foto que já é yogini desde a barriga de sua mamãe. Vamos espreguiçar??
Para saber mais sobre yoga pré-natal clique aqui.
Fonte: Mundo Estranho
1 Comment
ok :)
Leave A Comment