A woman doing exercises to develop core body strength

Hoje falaremos do Core e Udiyana Bandha, e qual a relação entre eles… Pra começar vamos entender um pouco o que são os dois:

A palavra Core, em inglês, significa núcleo, cerne, âmago, parte central, medula… e tem sido muito usada por educadores físicos e fisioterapeutas “antenados”, e, como não poderia deixar de ser, por professores de pilates e yoga.

Mais do que a parte central no “mapa” do seu corpo, core designa o mais importante centro de força, equilíbrio e controle da gravidade de qualquer corpo, podendo ser uma maçã ou a própria Terra.
No corpo humano, o core se localiza na região inferior e média do torso englobando a musculatura abdominal e das costas.

core_muscles

Antes de pensar em qualquer fator estético ou hipertrofia muscular, posturas e exercícios para o core visam o fortalecimento e principalmente a consciência deste poderoso centro.

Em linguagem do Yoga, o core está muito próximo do que conhecemos como Udiyana Bandha (a chave do abdominal), onde a consciência desta região cria a movimentação ascendente da energia e consequentemente a boa sustentação dos órgão internos abdominais, tórax, costas e etc. Não se trata de contração rígida, como alguns autores traduzem, mas sim da consciência ativa, muito mais ampla.

Neste vídeo, demonstro uma passagem simples para consciência e fortalecimento do core.

Você pode fazer a variação da postura da prancha com os ante braços no chão, com elevação de uma das pernas, movimentos verticais e horizontais da mesma, isometria, movimento dos joelhos até o tríceps e finalmente encaixe dos dedos no tendão calcâneo do pé de apoio.

E aqui abaixo você vai acompanhar um vídeo da professora Shiva Rea, que trabalha a força do core com a fluidez das postura de yoga, porém, de cúbido dorsal, ou seja, de costas no chão.

https://youtube.com/watch?v=nR5JxY8KkDU

E agora que você já sabe o que é o core, que tal aproveitar as dicas e praticar?!!

Namaste

  • Beyoncé e sua rotina de treinos, yoga e dieta Quem vê a popstar Beyoncé com todo aquele corpão, o pique e super voz no palco e o mexe mexe nos video-clipes imagina até que ela tem uma rotina pesada de treinos mas não exatamente o […]
  • Como o método de yoga de Iyengar ficou conhecido em todo o mundo No ano de 1951, o famoso violinista Yehudi Menuhin estava sentado na sala de espera de seu osteopata quando encontrou sobre uma mesa um livro sobre Yoga. Como sempre foi curioso, abriu […]
  • Yoga também pode causar lesões Existe um mito entre alguns praticantes de yoga de que a prática só traz benefícios ao corpo. Sou aqui até suspeita para falar, uma vez que me reabilitei de vários problemas de saúde […]
  • 7o Encontro Paulista de Ayurveda Como vocês sabem, sou terapeuta ayurveda formada pelo Instituto Naradeva Shala e posso me lembrar como se fosse hoje do Primeiro Encontro Paulista de Ayurveda em 2006, que desde de lá […]