Assim como os seres humanos, as plantas também precisam de nutrientes que auxiliem no enraizamento, crescimento e geração de flores e frutos. Você já deve ter ouvido falar em NPK. Esses macronutrientes são extremamente importantes para a planta. Conheça suas funções e onde podem ser encontrados:
Nitrogênio (N): É responsável pela formação das proteínas vegetais, folhagem e favorece o rápido crescimento das plantas. A falta de nitrogênio faz com que as folhas novas não se desenvolvam, ficando pequenas, descoloridas, sem vigor e brilho. Já as folhas velhas ficam amareladas e caem com facilidade. Podemos encontrar nitrogênio nos adubos orgânicos como torta de algodão, esterco bovino e de galinha, e compostagem.
Fósforo (P): Estimula o crescimento e formação das raízes. O fosforo é importante para o florescimento e formação dos grãos e sementes. Na ausência de fosforo as plantas tem deficiência em absorver nitrogênio e produzem poucas flores e frutos mais fracos. Podemos encontrar o fósforo em farinha de osso e bokashi.
Potássio (K): Controla a entrada e saída de água e CO2 nas folhas. Também aumenta a resistência das plantas às doenças, à seca e melhora a qualidade dos frutos. Com a falta de potássio as bordas das folhas ficam queimadas e doentes, e o desenvolvimento radicular é fraco. Podemos encontrar o potássio em cinza de madeira, resíduos de indústria como casca do café, e pó de granito e basalto.
Cálcio (Ca): O cálcio aumenta o vigor e a resistência das folhas e caules. Além disso, atua na formação e fortificação de frutos jovens e no enraizamento em profundidade no solo.
Agora que você conhece a função dos nutrientes, indicamos a medida certa para seu jardim. A quantidade sugerida é para ser utilizada individualmente, pois cada composto orgânico é destinado para um metro quadrado.
• Tortas: Mamona e Algodão 200g/m²
• Farinha de Osso 200g/m²
• Húmus de minhoca 4 l /m²
• Estercos: Gado e Cavalo 20 l /m²
• Esterco de Galinha 5 l /m²
• Cinza Vegetal 200g/m²
• Composto Orgânico 4 l /m²
Aproveite a primavera para adubar suas plantas e jardim. Lembre-se, a adubação orgânica tem de ser incorporada nas plantas e solo uma vez por mês.
Isabel Galbiatti
2 Comments
Muito bom me ajudou bastante,obrigado!
Ola Leiria, fico feliz! Muito obrigada por sua visita! namaste
Leave A Comment