Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade que baseou-se em conhecimentos de 5000 anos de existência.
O Ayurveda é parte da ciência (conhecimento) védica e utiliza na sua abordagem terapêutica plantas medicinais, dieta, exercícios físicos, meditação, yoga, astrologia hindu, massagem, aromaterapia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas), cirurgia e psicologia.
O Ayurveda afirma que existem 3 humores biológicos no nosso corpo, chamados de Doshas: Vata que possui o elemento ar predominante, Pitta onde o elemento fogo é o principal e Kapha caracterizado pelo elemento água. Vata é como o vento ou o ar em movimento; é seco, leve, sutil e agitado. Pitta é semelhante ao fogo, caracteriza-se por ser quente, oleoso e leve. Kapha é como a água: úmido, frio, pesado e frio.
Na visão ayurvédica um excesso ou deficiência destas características descritas acima indica um desequilíbrio no Dosha (humor biológico) correspondente, o que gera alterações patológicas no corpo físico. Assim, Vata em desequilíbrio leva ao emagrecimento, debilidade, aversão ao frio, tremores, constipação, alterações no sistema nervoso, tonteira, colite, formação de gases e reumatismo. Pitta em desarmonia produz olhos e pele amarelados, fome em excesso, sede aumentada, febre, sensação de calor corporal, inflamações, infecções, azia e queimações. Kapha alterado gera fraqueza do sistema digestivo, palidez, calafrios, tosse com formação de mucosidades nos pulmões, sonolência, obesidade, hipoatividade das funções orgânicas e preguiça.
Em parceria com a Embaixada da Índia no Brasil, a Secretaria de Assuntos Estratégicos e a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás apoiam a Associação Brasileira de Ayurveda na promoção do CONGRESSO INTERNACIONAL DE AYURVEDA e a III Jornada Científica do Hospital de Medicina Alternativa, a ser realizado em Goiânia, no período de 12 a 14 de novembro de 2013, na Escola Estadual de Saúde Pública de Goiás Candido Santiago.
O objetivo geral do evento é criar um fórum de discussão internacional através da integração Brasil-Índia, no sentido de promover um ambiente agradável para a troca de experiências nas diversas áreas do Ayurveda e Fitoterapia entre os participantes do Brasil e de outros países.
Além disto, pretende-se divulgar e fortalecer a posição do Ayurveda perante a Política de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Ministério da Saúde, tendo como referência a experiência pioneira do Hospital de Medicina Alternativa.
As inscrições já estão abertas pelo site do Congresso, para participantes e para envio de trabalhos científicos a serem apresentados no evento.
CONGRESSO INTERNACIONAL DE AYURVEDA
De 12 a 14/11/2013
Maiores infos e inscrições pelo site, clicando aqui.
4 Comments
Oi, Andrea! Acabei de descobrir o seu blog e gostaria muito de agradecê-la pela colaboração, pelos belos textos, pelas mensagens motivadoras...
Se tornou, doravante, uma dose de inspiração diária pra mim! Adoro os textos sobre comportamento e qualidade de vida.
Falo por mim, mas acho que muitos pensam o mesmo que eu: vc realmente consegue motivar, fazer as pessoas refletirem. Muito legal isso! Obrigada por dedicar o seu tempo a isso. =]
Beijos e muito sucesso a vc!!!
Olá Anna. Muito obrigada pelas suas visitas e comentário! Com certeza são uma força extra para continuarmos!!! Gratidão. Namaste!! bjs
Gostei do site, tem otimas informacoes e a Andrea eh uma simpatia de pessoa.
Olá Renato, muito obrigada pela visita e pelo querido comentário. Infelizmente não podemos divulgar empresas que não conhecemos a origem e idoneidade aqui no blog, mas agradeço sua participação. Seja sempre bem vindo! Namaste
Leave A Comment