dove-real-beleza-633x288 (1)

Com um filme que trata da auto estima da mulher, a campanha “Retratos de Real Beleza”, criada pela agência Ogilvy & Mather Brasil para a marca Dove, da Unilever, venceu neste sábado o mais importante prêmio do festival de publicidade de Cannes: o Grand Prix de Titanium.

A campanha partiu da constatação de que apenas 4% das mulheres estão satisfeitas com a própria beleza (segundo informação da Folha).

Mulheres reais eram convidadas a descrever a si mesmas, em sessão individual e sem contato visual, para um entrevistador. O entrevistador era na realidade um desenhista especializado em retrato falado que trabalhou muitos anos para o FBI.

Num segundo momento, o desenhista faz um novo retrato da mesma mulher, a partir da descrição de uma terceira pessoa. Em todos os casos, as mulheres ficaram mais bonitas no segundo retrato.

dove

Para a jurada Susan Cradle, diretora de criação da Leo Burnett nos EUA, a campanha se destacou por ter conseguido levar valor para as pessoas. “Falamos muito sobre o valor que os produtos devem ter na vida das pessoas. Essa campanha mostra que a comunicação também tem que ter valor.”

E por falar em valores, quero deixar aqui, com este vídeo, uma breve reflexão de como nós mulheres, pelo menos em sua imensa maioria, estamos nos enxergando. Gostaria que ao final deste post, cada uma de vocês fosse se olhar profundamente no espelho sem se criticar pelo menos uma vez. As críticas são um boicote a felicidade, beleza e perfeição que já somos. Tirar estes óculos que só enxergam imperfeições só depende de você. É hora de ver lá dentro a beleza que você espera do mundo.

“Retratos de Real Beleza” já é o vídeo de propaganda mais visto da história da internet. São mais de 163 milhões de acessos.

  • Você se morde de ciúmes? Adorei a matéria da Mente Cérebro sobre os ciúmes. Compartilho aqui com vocês o texto, lembrando que o autoconhecimento é o único caminho para avaliar se o seus ciúmes são normais e […]
  • A beleza é um estado de espírito Que tal começar a semana mudando os paradigmas sobre a imagem no espelho? Hoje mesmo relendo trechos de 'A Escola dos Deuses', livro de Stefano Elio D'Anna que já postei aqui no […]
  • Por que adoecemos? Por que adoecemos? Adoecemos por vários motivos. Pode ser por doenças físicas, vírus, bactérias ou outras disfunções, mas também adoecemos por razões psicosocioculturais. É […]
  • A sujeira que ninguém quer ver Conversando com minha aluna sobre a questão do Brasil, coisa que todo brasileiro com mínima escolarização adora fazer, me indignei silenciosamente quando "constatamos" que nada mais […]