16_12_2013_21_23_28

Well, amiguinhos. As misturas deste blog podem, à primeira impressão, parecer inusitadas. E bem o são! Porque nosso grande lance é mostrar que a vida não segue o paradoxo que imaginávamos. Há muitas coisas por trás dos nossos olhinhos míopes.

Pois bem, depois de relembrar o guru do jazz John Coltrane e sua ligação com o spiritual jazz, através da belíssima música de Pharoah Sanders, ‘The Criator Has a Master Plan’, mergulharemos em outro interessante capítulo da história do jazz que conecta os magos instrumentais aos estudos espiritualistas.

Sim! Muitos deles estava ligados às ciências espirituais, especialmente às vindas do oriente, dentre elas o Yoga, a Cabala, etc. E também a algum LSD, convenhamos. O fato é que, a partir deste momento considerado de vanguarda da música, o Jazz alcançou um patamar experimental de tão alto nível que nunca mais foi o mesmo.

Chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.

A Cientologia (Scientology), igreja/religião que ficou mais conhecida pelo Merchand dos assíduos frequentadores de Tom Cruise e John Travolta, foi fundada pelo escritor de ficção científica L. Ron Hubbard em 1952, como uma extensão do seu sistema sistema de auto-ajuda, o Dianetics.

A ciência/religião acredita que todas as pessoas são seres imortais que esqueceram a sua verdadeira natureza. (Opa, isso me cheira a Vedanta e Tantra, não?) Anyway… O fato é que neste método de reabilitação espiritual os praticantes conscienciosamente reexperimentam dolorosos ou traumáticos eventos do seu passado a fim de libertá-los dos efeitos limitantes dos mesmos.

Além das práticas sociais que visam a reintegração como o programa anti-drogas e programas de reabilitação para prisioneiros, a igreja utiliza-se especialmente das “auditorias” e material de ensino para transformar pessoas e angariar novos pupilos. Mas é ainda um dos mais controversos movimentos religiosos que cresceram no século XX, por acreditar-se que utilizam de técnica de “lavagem cerebral”, fraudes rotineiras aos membros e assédio a seus críticos através de abuso psicológico, difamação e alguns litígios bem onerosos.

A Cientologia acredita que almas (chamadas por eles de “Thetans”) reincarnaram e vivem em outros planetas após terem vivido na Terra, e que alguns dos ensinamentos relacionados não são revelados aos praticantes até um determinado nível de evolução interna na ciência, graus que requerem alguns milhares de dólares pagos a Igreja da Cientologia. Outra crença controversa da Cientologia é que a prática da psiquiatria é destrutiva e abusiva e deve ser abolida.

Em contrapartida, a igreja argumenta que é um genuíno movimento religioso que tem sido mal interpretado e perseguido ao longo das décadas. Especialmente pela fortuna que fez.

scientologyscientology 2

Acima os atores Tom Cruise e John Travolta em culto de inauguração do maior templo da Cientologia, na Florida EUA.

Como toda instituição humana, esta igreja pode, assim como as demais conhecidas por aqui, ter perdido o objetivo espiritual primeiro em detrimento ao alcance financeiro que atingiu. Não saberemos ao certo se os dogmas da religião atual foram os que atraíram em 1968 o já conhecido músico de jazz Armando Anthony “Chick” Corea. Mas o fato é que, após ter se juntado à Cientologia, Chick Corea associou-se aos músicos da chamada avant garde, entrando em sua fase de maior projeção. Em setembro de 1968 substituiu Harbie Hancock no piano da banda de Miles Davis, combinando desde então elementos do free jazz com o rock, como os instrumentos elétricos, solos improvisados, etc.

Em 1970 montou a banda experimental ‘Return to Forever’, considerada uma das bandas mais importantes do movimento jazz-fusion, dos anos 70. Influenciado pela Cientologia, Corea decidiu que era hora de se comunicar melhor com o público e traduziu suas performances a um estilo mais acessível, uma vez que o jazz experimental era restrito a pequenas audiências.

Return_to_Forever

Do primeiro álbum, ‘Return to Forever’, 1972, selecionei a música que mais gosto para vocês. Aqui, na voz da “brazuca” Flora Purim (eleita a melhor cantora de jazz dos EUA por quatro anos sucessivos – de 1974 e 1977), carioca radicada nos EUA e casada neste tempo com o também brasileiro Airto Moreira, ambos na primeira formação da banda.

Segue então, ‘Crystal Silence’. Wish you enjoy it!

Tive o privilégio de assistir Chick Corea este ano em Nova York, onde ouvi esta música! Uma emoção sem palavras. #oqueselevadavida

  • O plano do Criador e John Coltrane Nada disso, amigos!!! Não vamos começar a semana (útil) com "frases de efeito". Vamos começar com MÚSICA DE EFEITO. 'The Creator Has a Master Plan', de Pharoah Sanders e Leon […]
  • O que é xamanismo? Talvez você tenha ouvido falar sobre xamanismo mas ainda tenha dúvidas se é uma religião, um ritual ou uma filosofia. O termo xamã vem de saman ou shaman, do dialeto dos tungus, na […]
  • Yoga na prisão Pratica de yoga em prisão na China Um estudo divulgado no Journal of Psychiatric Research chamou mais uma vez a atenção para os benefícios da prática de yoga nas cadeias. […]
  • A visita do Papa: religião ou espiritualidade? A visita do Papa esta semana ao Brasil, que tem sido amplamente divulgada pela mídia, trouxe com ela a proposta de renovação da fé para os católicos e a reflexão sobre que mestre ou […]