Mulheres na cozinha e uma missão: transformar jaca em “carne” de panela, a famosa “carne louca”! Isso mesmo, parece ideia de louco, mas como tínhamos visto em vários lugares essa dica, resolvemos seguir. A história começa na estrela da festa: a Jaca, o fruto indiano que se adaptou bem ao país do carnaval! Ela tem que estar ainda verde (e compre uma pequena, a não ser que queira passar a noite na cozinha).
O ato de cortar jaca verde requer habilidades e uma faca bem afiada (não ligue para a “cola” que ela solta). O segredo de tudo é cozinhar na pressão com casca semente e tudo, mas corte ela em cubos de 10cm aproximadamente.
O cozimento tem que ser em água e após pegar pressão, desligar em 15 minutos. Preferimos não fotografar a jaca depois desse processo pois a imagem é forte! :-)
Após escorrer a jaca, retire a casca e as sementes e desfie-a. Reserve.
Faça o molho de tomate de sua preferência e adicione a jaca desfiada.
O segredo desse prato é adicionar páprica defumada (se não encontrar pode usar cubos grandes de ricota defumada) que irá dar um sabor especial. Ninguém diz que não é carne!
Essa receita foi servida com homus, um purê de tomates e pimentões (assamos cebolas sem a casca, tomates sem sementes e pimentões sem sementes com azeite e batemos no liquidificador com sal e pimenta) e chapati, o pão indiano.
Dica da Mari: Ao servir, não diga que é jaca (a não ser que o convidado tenha lambido o prato), isso cria uma certa resistência nas pessoas!
Dica da cozinheira: faça em um fim de semana, entre amigas, assim reúne a turma pois rende e está na categoria “slow foods”.
Dica da nutri: a Jaca é riquíssima em fibras, então super cuidado ao ingerir em grandes quantidades. Além disso é um fruto rico em vitaminas hidrossolúveis (vitamina C e complexo B).
17 Comments
Achei demais!!! Obrigada! Sempre vejo falar de carne de jaca, coxinha de jaca (Nova Gokula - Pindamonhangaba)...mas nunca sequer vi uma receita e o como fazer...Beijos a todos e gratidão Mariana :D
Olá Ana Paula!! Obrigada pela visita e pelo comentário!! esperamos que aproveite a receita e depois nos conte aqui como ficou! Namaste
pra mim isto é um angu de carosso.
O que é um "angu de caroço"?
eu já comi é muito gostoso, niguem diz que não é carne, para quem é vegetariano é o máximo.
Hoje comi um cremezinho meu Deus q coisa gostosa n tem quem diga q n era um creme de galinha.Parabens p vcs q inventaram essas receitas.
Estou fazendo porém notei que tirando a casca, as sementes e o miolo não sobra muita coisa. VC usou a polpa em volta da semente????
DELÍCIA, CAI MUITO BEM TAMBÉM EM UM FESTA VEGANA!
Oi Maria, tudo bem? Verdade, para veganos vegetariano e onívoros essa opção saudável é incrivel. Namaste
ADOREI,A CARNE DE JACA, FICOU MUITO BOM.
Olá Andrea,boa tarde! Achei bem interessante a dica da carne de jaca. Gostaria de saber se vc já fez ou indica essa carne, no preparo da feijoada vegetariana. Obrigada bjs.
Adorei a ideia, mas Não entendi: porque cozinhar com a casca?
Ola Regina, para tirar a casca da jaca com ela crua dá muitíssimo trabalho, enquanto com ela já cozida na pressão a casca sai muito mais fácil. Obrigada pela participação!
Ola Anamélia, acredito que a jaca pode ser um complemento substituindo a carne seca. Porém, o ingrediente principal da feijoada vegetariana, além obviamente do feijão, é a ricota defumada, que dá um sabor incrível. Se você não come derivados de leite também, mantenha apenas os legumes a jaca. Namaste
Que bom, Maria!! Obrigada por compartilhar com a gente! Beijos
É uma delícia mesmo, aqui na loja Vila Veg nós já vendemos a carne de jaca congelada e pronta para consumo, basta descongelar e temperar a gosto www.vilaveg.com.br
Olá! Há um jeito fácil de soltar a cola da faca? E durante o processo de cozimento a cola não gruda na panela?
Desde já agradeço!
Leave A Comment