Four women with backpacks following each other in field.

Além de queimar calorias, adotar a caminhada como exercício ajuda a combater o estresse e relaxar. Que tal aproveitar o fim de semana para começar?

Não é segredo que caminhar faz bem para a saúde. Estudos já comprovaram que o exercício ajuda quem quer emagrecer, afasta o risco de obesidade e ainda reduz o risco de doença cardíaca. Porém, poucas pessoas sabem que colocar o tênis e andar por aí também é um hábito que contribui para combater o estresse.

Quem sofre com as tensões do dia a dia não pode deixar a caminhada de lado para relaxar. Basta vestir uma roupa adequada e caminhar em um ritmo moderado para desfrutar dos benefícios.

1# Caminhar coloca o cérebro em estado meditativo
Para combater o estresse e a ansiedade, é preciso acalmar a mente. E é exatamente isso que a caminhada proporciona. Um estudo britânico defende que andar por espaços cercados pelo verde, como parques, pode colocar o cérebro em estado meditativo e mais calmo, permitindo a reflexão.

2# Gastar tempo ao ar livre diminui o estresse
Vários estudos defendem que passar um tempo junto à natureza é um poderoso aliado contra o estresse, além de melhorar a memória. Mesmo quando está frio, é possível desfrutar dos benefícios, pois andar ao ar livre pode otimizar a concentração em até 20%. Ainda segundo o Huffington Post, caminhadas em ambientes abertos melhoram os níveis de energia, evitando os efeitos do stress.

3# Andar libera endorfina
Você já deve ter ouvido falar da endorfina, um hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Por fazer com que você se sinta bem e relaxado, ele também combate o stress. A boa notícia é que, ao caminhar, a substância é liberada pelo corpo, amenizando a tensão. Ela também pode aliviar a depressão leve, melhorar o humor e a autoestima.

4# Caminhar em grupo relaxa ainda mais
Se você não gosta de praticar exercícios sozinho, leve um grupo de amigos para a caminhada. Além de tornar o momento mais prazeroso, os benefícios contra o stress que já foram citados são mantidos, sendo uma boa oportunidade para colocar o papo em dia e ainda diminuir os níveis de cortisol, que é o hormônio do stress.

5# Andar dá energia e reduz a fadiga
Um estudo de 2008 da Universidade de Georgia comprovou que as pessoas sedentárias que passaram a caminhar tiveram um aumento de 20% na energia e redução de 65% da fadiga.

E você, está esperando o que para começar a andar?

Fonte: Toda Ela

  • Estresse no trabalho É cada vez mais crescente o relato de casos de estresse em executivos e empregados, no geral. Com a crescente exigência de resultados imediatos e lucrativos para as empresas, os […]
  • Dicas para organizar o dia e se livrar do estresse A cada ano que passa temos a impressão de que o dia se tornou mais curto e o tempo não é suficiente para realizarmos todas as nossas tarefas. Já ouvi alguns especialistas falarem que […]
  • Kelly Slater e yoga Sim! Este homem nú como veio ao mundo é mesmo Kelly Slater! Deve estar correndo atrás de mais um título mundial... Já perdi as contas...Será o décimo agora, não? :-) Mas o que tem a […]
  • Meditação em 5 minutos Sempre que falamos em meditação trazemos a ideia de uma prática fundamental para o equilíbrio no dia a dia. Mas para algumas pessoas vem também algum preconceito de que meditar é algo […]