small-30cf29baeb-reduzirfotos-com

Olá amigos,

Hoje posto mais uma das minhas andanças mundo afora, sempre experimentando e trazendo novidades e atualizações do yoga e bem estar para vocês.

A prática aqui foi a Anusara Yoga. Anusara significa “estar no fluxo” ou “fluindo com graça”, “seguindo seu coração”, que foi retirado do texto Kularnava Tantra. A técnica de Anusara Yoga foi desenvolvida pelo professo americano John Friend, e integra a tradicional Hatha Yoga a “glória artística do coração humano” (palavras de John Friend).

Poesias à parte, o método segue o que chama de princípios universais de alinhamento. Existem cinco principais alinhamentos: o saber, a abertura à Graça, a energia muscular, a Espiral Interior, a Espiral Exterior e a Energia Orgânica.

Yoga Asanas ou posturas não são consideradas apenas movimentos, e sim uma comunhão com o Universo. Na prática, a Anusara Yoga faz uso de estilos semelhantes aos de Vinyasa Yoga, que abrange uma ampla gama de movimentos. Vinyasa significa “respiração sincronizada-movimento”, onde entramos e saímos das posturas em sincronia com a inalação e exalação. Este método também emprega o uso de Yoga Props tais como tapetes, cobertores, blocos, e precintas, sugeridas por B.K.S. Iyengar.

Fui com minha querida amiga Magda, uma canadense naturalizada americana que já vive há muitos anos em Los Angeles, a um estúdio de yoga chamado Still Yoga, em Silver Lake, muito perto de Hollywood. Uma animada cadelinha Border Collie nos recebeu com a bolinha já na boca.

small-dd1eec5061-reduzirfotos-comsmall-d3925fcf2e-reduzirfotos-comsmall-e2a4466a00-reduzirfotos-com

Nossa aula, escolhida com antecedência por Mag que já é assídua no local, foi com a professora Maria Cristina Jimenez, que tinha acabado de voltar de um retiro e nos passou todas a inspiração na aula. Uma aula muito intensa, mas suave ao mesmo tempo, onde pudemos confirmar que praticar yoga com disciplina e força pode sim ser em ahimsa (sem violência).

Eu e a professora Maria Cristina

Eu e a professora Maria Cristina

Dear Mag

Dear Mag

O estilo Anusara Yoga se tornou muito popular nos Estados Unidos e no mundo, e embora tenham havido alguns “bafos”envolvendo seu criador John Friend, a prática continua sendo muito boa e ainda muitos profissionais sérios e competentes ensinam o método.

Eu gostei demais desta prática, o que honestamente acredito ter sido mais em função da professora muito boa do que apenas do método em si. Mas deixo aqui a mensagem de que é muito bom experimentarmos sempre novos estilos, lugares e professores para aprimorarmos o conhecimento. E fazer isso com amigos queridos então, é sem preço!!!

#ficaadica

  • Yoga do Riso Que tal começar a semana com uma overdose de alegria através do Yoga do Riso? Estes dias estava sozinha pensando: "Qual foi a última vez que dei uma boa gargalhada?". Para quem cultiva […]
  • Dia Nacional do YogaDia Nacional do Yoga Hoje é dia de celebração! Estamos comemorando mais um Dia Nacional do Yoga, uma iniciativa que nasceu da vontade de divulgação desta prática milenar indiana que foi trazida ao ocidente […]
  • Marilyn Monroe praticando Yoga e sua professora Indra Devi A musa Marilyn Monroe praticou yoga como fonte de saúde e beleza durante mais de uma década, e sua professora não foi ninguém menos que Indra Devi. Indra Devi foi (e ainda é) uma […]
  • Integrando o Yoga na reabilitação de lesões da medula espinhal Dalia Zwick é supervisora em um centro de reabilitação em Nova York nos Estados Unidos. Dentre seus trabalhos está a reabilitação de pacientes com Lesão Medular, uma patologia que […]