regina-tchelly-

Posso apostar que vocês adoraram a última receita da Rose Koraicho de Sopa de Abóbora com Gengibre e Laranja. Mas depois de servir a deliciosa sopa na abóbora, você pode se perguntar: E o que fazer com esta casca agora? Quem cozinha sabe como é comum dispensar-se talos e cascas de alimentos após o preparo de alguns pratos.

Com intuito de ensinar o aproveitamento de cascas e talos em outras receitas, a carioca Regina Tchelly convocou outros moradores da sua região, no morro da Babilônia, à sua própria casa, mostrando a eles como tornar matéria prima os ingredientes que iriam para o lixo.

Com a aceitação da iniciativa, a empreendedora foi convidada a ministrar as oficinas na associação de moradores da comunidade. O projeto ganhou visibilidade. Empresas começaram a solicitar palestras para seus funcionários sobre aproveitamento das sobras dos alimentos e encomendar os produtos para servir nos cafés da manhã e coffee breaks de eventos corporativos. Foi quando ela decidiu se profissionalizar e abrir o bufê Favela Orgânica.

O negócio que surgiu como um projeto social atende hoje empresas como Philips, o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Além disso, no ano passado, Tchelly esteve na Rio+20, encontro das Nações Unidas para discutir práticas sustentáveis.

Pão de casca de abóbora, bolo de casca de banana e moqueca com cascas e talos de legumes são algumas das iguarias criadas pela empreendedora.

bufe

Demais, não? Na iniciativa de uma mulher (bem jovem inclusive, pois Regina tem 31 anos), encontramos sustentabilidade, um projeto social e alimentação nutritiva!! Namaste Regina, o mundo precisa de mais pessoas como você!

  • Ecoidéias, Ecomercados e Ecocustos. Recentemente fomos visitar o tão comentado Ecomercado Avis Rara, em Campinas. Esse sim pode ser chamado de ECOmercado, pois tudo é ecológico e sustentável, a começar pela […]
  • Simplicidade e sabedoria andam juntas: uma feira de troca de livros Neste fim de semana, aproveitamos o tranquilo domingão de Páscoa para um passeio ao ar livre recheado de cultura e sustentabilidade. Fomos a uma feira de troca de livros, que aconteceu […]
  • O guia dos orgânicos em São Paulo Alimentos orgânicos, produzidos sem adubos químicos e agrotóxicos, são cada vez menos "alternativos" ao público. Com o aumento de pessoas preocupadas com a saúde, eles se transformam […]
  • Adube suas plantas com compostagem caseira Ter um jardim bonito requer dedicação e alguns cuidados e a compostagem caseira pode ajudar na adubação entre outras etapas. Fazer periodicamente a manutenção contribui para o […]