Gente, é simplesmente sensacional!!! Bhagavad Gita em MPB!!
É de Carlos Rennó e a Cia das Letras, com tradução de Rogério Duarte, o projeto “Canções do Divino Mestre” [1998], onde vários artistas brasileiros como Lenine, Elba Ramalho, Tom Zé, Gilberto Gil, Arnaldo Antunes entre outras feras, gravaram cada capítulo do Bhagavad Gita em diferentes canções.
Dá uma olhada (ouvida) na Gal Costa cantando “Oferenda a Mim”. Uma gracinha!
Como a maioria de vocês deve saber, Bhagavad Gita é um texto hindu que faz parte do épico Mahabarata.
O texto, escrito em sânscrito, relata o diálogo de Krishna (uma das encarnações do deus Vishnu) com Arjuna (seu discípulo guerreiro) em pleno campo de batalha. Arjuna representa o papel de uma alma confusa sobre seu dever, e recebe iluminação diretamente do Senhor Krishna, que o instrui na ciência da auto-realização.
A alma, a devoção, o trabalho de aperfeiçoamento pessoal estão nesses ensinamentos. Fala sobretudo de certas realidades humanas: compreensão, inteligência, estar-livre-da-ilusão, veracidade, perdão, firmeza, felicidade, tristeza, nascimento, decadência, covardia, destemor, eqüidade, não-violência, satisfação, penitência, caridade, infância e fama, com base na antiga filosofia indiana, principalmente do Sankhya. O Bhagavad Gitá é a essência do conhecimento védico da Índia e um dos maiores clássicos de filosofia e espiritualidade do mundo.
Sua filosofia perene tem intrigado a mente de quase todos os grandes pensadores da humanidade, tendo influenciado de maneira decisiva inúmeros movimentos espiritualistas e, como não poderia deixar de ser, é o livro BÁSICO no coração e na cabeceira dos yogis. :-) Como vários autores já traduziram, vocês podem encontrá-lo por todo o Brasil. Mas sugiro a versão da professora e querida Mestre Glória Arieira.
3 Comments
Linda a musica, muito gostosinha de ouvir :)
O livro tbm deve ser muito bom. Namastê
Trabalho sensacional,muito lindas as interpretações!!Gratidão!
Olá Alice, estou muito feliz que tenha gostado! Gratidão pela visita e pelo carinhoso comentário! Namaste
Leave A Comment