Nascido em 14 de dezembro de 1918 nos arredores de Bangalore, Índia, B.K.S. Iyengar foi desde bebê muito fraco e doente. Décimo primeiro filho de Sri Krishnamachar (calma! seu pai não foi seu mestre) e Sheshmma, Bellur Krishnamachar Sundararaja Iyengar (BKS Iyengar), ficou órfão de pai aos 09 anos, quando foi mandado a Bangalore para morar com seu irmão, onde sua frágil saúde foi ainda mais afetada pela pobreza a má nutrição.
No verão de 1934, Iyengar foi convidado a ficar com sua irmã Namagiri, casada com o conhecido professor de yoga Tirumalai Krishnamacharya que, nesta época, possuia uma escola de yoga no palácio de Joganmohan, do Maharaj de Mysore.
Lá, ele recebeu instruções básicas de “ásanas” (posturas de yoga), onde lutou anos com a incapacidade de realizar algumas delas e com a dor e dificuldade de um corpo que “se recusava a cooperar”.
Gradualmente foi se sentindo mais motivado e sua saúde firmemente melhorando. E passou a acompanhar Krishnamacharya em suas demonstrações de posturas de yoga pelo país.
Aos 18 anos, Krishnamacharya lhe pede para ensinar yoga no Decan Gymkhana Club, em Puna…
Ao longo da semana, falaremos mais da história e dos ensinamentos deste que é um dos maiores mestres do século.
Iyengar demonstrando posturas avançadas, 1938
0 Comments
Leave A Comment