Novas tecnologias e a arte podem ajudar a transformar a realidade urbana. Hoje vamos falar de grafite, uma das minhas preferidas intervenções. Uma arte capaz de trazer vida a “empenas cegas” de edifícios, muros abandonados e muitos outros elementos urbanos que por vezes a arquitetura negligenciou.
Melhor ainda se a arte estiver engajada com a questão da sustentabilidade, não é? Aqui você verá que não é só a poluição visual que os grafites podem ajudar a melhorar na cidade.
O artista italiano Andreco grafitou árvores de 18 metros de altura nas laterais dos edifícios de Bolonha e Turim, na Italia, e as chamou de Philosophical Trees. A tinta utilizada nestas árvores absorve monóxido de nitrogênio (poluição) da atmosfera ao entrar em contato com a radiação solar, por meio de um processo chamado fotocatálise.
A pintura chama atenção para a falta de verde nos grandes centros
Segundo Andreco, cada metro quadrado da pintura corresponde a menos oito carros nas ruas. A iniciativa faz parte do projeto Frontier, que destaca a importância da arte urbana para a sociedade.
Fonte: Vida Simples
0 Comments
Leave A Comment