É, meus amigos,
O calor está demais neste verão! Esta é a época do ano onde o excesso de fogo (agni ou tejas) acontece na natureza e, como consequência, em todos nós.
Alguns alimentos que aumentam o elemento fogo, como é o caso da pimenta e dos picantes em geral, devem ser consumidos com bastante moderação. Mas porque o Ayurveda não recomenda (exceto em casos específicos) que se exclua um rasa (sabor) do prato? Para a tradicional medicina indiana, é importante que tenhamos sempre os seis sabores (rasas) no prato, amargo, doce, ácido, picante, adstringente e salgado para manter o equilíbrio dos 05 elementos (terra, fogo, água, ar e eter) no corpo.
No caso da pimenta vermelha ainda temos um outro agente super benéfico ao organismo: a Capsaicina.
Esta substância estimula a produção de adrenalina e, com isso, aumenta o gasto energético. Também inibe uma proteína responsável pela formação das células de gordura, trazendo ótimos resultados para o emagrecimento e para os níveis de colesterol. E ainda:
– Grande potencial analgésico e anti-inflamatório;
– Alivia dores de cabeça;
– Controla níveis de glicose no sangue;
– Aumenta a capacidade pulmonar;
– Ajuda no tratamento da rinite alérgica;
– Estimula o metabolismo aumentando o gasto calórico.
A pimenta é um alimento bastante recomendado para os doshas Vata e principalmente para Kapha, que têm sua natureza FRIA.
Mas para o Pitta………….. hummmm! Os pittas adoram uma pimenta!! :-) Pode ser consumida sim, mas uma vez que aumenta o elemento fogo já presente de sobra nas pessoas deste dosha, deve ser consumida com MUITA cautela, especialmente no verão!
0 Comments
Leave A Comment