Zen virou um adjetivo para caracterizar pessoas calmas, distraídas ou boas demais. Mas será que significa isso mesmo?
Essa palavra oriental, que entrou na moda há cerca de duas décadas, nos lembra de viver no presente e cultivar momentos de paz mesmo na agitação da rotina.
Mas ser Zen “é estar ativo em tranqüilidade e tranquilo em atividade”, como ensina Buda. Esse é apenas um dos princípios da escola Soto Zen do budismo japonês, fundada no século 13.
Ser Zen é estar sempre atento e desperto para viver cada instante, cada problema, cada sensação como se fosse a primeira vez. O que causa o estresse é justamente não perceber que tudo é recriado a cada momento e que cada gesto simples – acordar, comer, tomar água, ir ao banheiro -, embora pareça sempre igual, toma sempre uma mova forma criativa”, ensina o monge Daiju, do Mosteiro Zen do Morro Vargem, em Ibiraçu, Espírito Santo.
Todo gesto é meditação
Cada atitude, mesmo a mais simples, pode ser uma meditação, desde que estejamos atentos ao fazer, conscientes da ligação de todos os seres neste processo.
“Não devemos ser passivos diante das coisas, mas é importante fazer pausas que acalmem a mente para podermos ter clareza ao agir”, diz o monge Daiju.
Veja a seguir 15 maneiras de ser Zen:
1- Preste atenção em tudo que fizer e olhe as ações e os comportamentos repetitivos como uma nova oportunidade de perceber a vida com mais cuidado e amor.
2- Viva o momento presente. O passado já se foi e o futuro ainda não existe. O aqui e agora é a única realidade.
3- A respiração tem o poder de mudar rapidamente seu estado de espirito. Em situações de estresse, ansiedade, raiva, tristeza, acalme sua respiração e tenha em mente que todas as situações são passageiras, que tudo esta em constante transformação.
4- Comece o dia sentando-se com a coluna ereta (pode ser numa cadeira), perceba sua respiração, os batimentos dos seu coração, suas tensões, seus pensamentos. Fique assim por alguns minutos, depois respire fundo e vá para o mundo disposto a aceitar o dia como ele vier, como se fosse o primeiro da sua vida.
5- Em cada gesto simples do cotidiano, você pode descobrir novos prazeres. Saboreie a água e cada alimento colo um bem precioso, uma fonte de energia vital. Quando estiver comendo ou cozinhando, nao desperdice.
6- Reserve algum tempo e apenas fique sem fazer nada! Não pense, não contemple, não deseje mudanças.
7- Simplesmente seja o que é, aceite seu corpo e seus pensamentos.
8- Lembre-se de olhar para o céu. Isso expande os limites da mente e nos recorda que somos uma pequena parte do imenso Universo, que está sempre em movimento.
9- Ao falar, use palavras de carinho e respeito, pois você está diante de outro ser humano, seja quem for.
10- No trânsito, mantenha-se atento e gentil. Peça e dê passagem. Se ficar muito alterado com a espera, tenha no carro uma música tranquila e algumas balas. Isso baixa a ansiedade e suaviza a raiva e impaciência.
11- No trabalho, quando estiver de uma situação difícil ou provocação, não reaja imediatamente. Respire e preste atenção, tentando encontrar uma solução pacífica. Caso contrario, você entra na sintonia de ações e pensamentos negativos ruins para os outros e para você mesmo.
12- Tenha por perto uma caixa de areia com algumas pedras e modifique a posição delas e o traçado nos grãos a cada dia. Mexer no jardim Zen é uma forma de aquietar a mente e uma metáfora da vida, de que tudo muda a todo momento.
13- Acenda um incenso. Ele marca o tempo de sua meditação ou de qualquer atividade e purifica o ambiente. Além disso, segundo os monges, espalha bem estar para todos os seres e eleva nosso espírito.
14- Tenha um projeto na vida mas esteja aberto para perceber as indicações do caminho. Seja flexível como os galhos de uma árvore ao vento, assim nada pode quebrá-lo.
15- Lembre-se deste provérbio chinês: os mestres podem abrir a porta, mas só você pode entrar.
Fonte: Bons Fluidos
13 Comments
Em busca de conhecimento, foi muito proveitoso e agradável o passeio pelo site. Muito obrigada por todos os ensinamentos. Parabéns!
Olá Adriana, seja muito bem vinda! Obrigada pela visita e pelo comentário! Namaste
comecei ler hoje e já anotei sobre o suco de uva,o chá de hortelã,e senti uma paz enorme lendo seus conhecimentos,já faço alguns exercícios e meditação,mas vou adaptar suas dicas,amei,muito abrigado,bjss.
Olá Maria, eu que te agradeço! Sinta-se em casa! Namaste
Oi, realmente. Tudo que acontece no corpo é resultado direto da mente. Quando conseguimos administrar a mente, todos os sintomas passam. O exercício da respiração é fundamental. Tudo ótimo, agora vamos colocar em pratica e torná-la rotina diária, esta é a parte mais difícil. Muito bom. Grato, Cleber.
Ola Cleber, adorei seu comentário, muito obrigada por dividir com a gente! Namaste
Realmente ficar zen,faz bem para o corpo,mente e alma. Precisamos prestar atenção em nossas palavrad e ações.
Olá Sônia! Verdade!! Todo dia é bom para exercitar a paz! Namaste
16- Não tenha conta em rede social. hieheihihe
Ola Mariângela! haha...verdade, isso ajuda! Namaste
Andrea
Vc poderia dar dicas de livros que vc leu e achou interessante?
Oi Anderson! Eu gosto muito do "Caminho do Guerreiro Pacífico", do "Autobiografia de um Iogue" e "O Cérebro do Buda". Acho que são de fácil leitura com mensagem super poderosa.Namaste
Gratidão pelo artigo! Eu quero ser Zen no meu cotidiano !
Leave A Comment