dieta ayurvedica

Passando as festas e comilanças, precisamos de uma dieta básica para voltar a usar aquela calça social do trabalho, certo? Pesquisando em alguns livros de Ayurveda (medicina indiana), achei algumas dicas essenciais de dieta que casam com a nutrição para que você perca ainda mais rápido aqueles quilinhos indesejados que ganhou no fim de ano

1- beba bastante água
A quantidade descrita de água pelo Ayurveda varia de acordo com a sua estrutura física, mas fica em torno de 2.6 e 2.9 litros/dia. É importante que essa água não seja gelada e que seja tomada aos goles, ao longo do dia, para facilitar o processo de absorção .

2- acorde cedo
Dormir cedo e acordar cedo são hábitos que devem ser incorporados durante um processo de perda de peso, a famosa dieta. O corpo precisa respeitar o horário terra e água para um sono restaurador, seria das 22h as 06h. Acordar as 6h é ativar seu corpo em um bom horário de metabolismo. Praticar atividades físicas bem cedo faz muito bem a saúde, evita desgastes excessivos e emagrece mais rápido.

3- não coma verduras cruas
Isso mesmo! Para o Ayurveda, comer aquela saladona com bife não é um boa pedida para uma dieta. Salada crua e fria ocupa grande parte do estômago com alimento frio, o que o corpo levas às vezes horas para esquentar e digerir. O ideal é comer alimentos abrandados, ou seja, cozidos mornos ou em temperatura ambientes. O processo de digestão deve ser bem quente e caloroso. Não ingira líquidos nas refeições pelo mesmo motivo.

4- ingira alimentos que aumentam o metabolismo
Existem alguns alimentos chave que aceleram o processo de metabolização dos nutrientes e você deve usar pelo menos um deles todos os dias quando estiver em dieta, são eles: Gengibre, erva doce, canela, pimentas, cominho e curry, castanhas, cardamomo, chás branco e verde, fibras, cítricos e óleos vegetais.

5- medite
Se possível, faça ate mais que uma vez ao dia, em um curto período de 10 minutos. Pesquisas científicas mostram que indivíduos em processos de emagrecimento conquistam melhores resultados com a meditação. A meditação faz que as glândulas trabalhem melhor, melhora a respiração, diminui a ansiedade e coloca o indivíduo em contato com o próprio corpo, melhorando assim a auto-imagem e o auto-conhecimento.

Conheça a Meditação em Um Minuto clicando aqui

6- não coma sobremesas
Assim como os frios, as sobremesas ( inclusive as frutas ) apagam o fogo digestivo, dificultando o processo de digestão dos alimentos. O ideal em uma dieta alimentar seria a suspensão de qualquer alimento que contenha açúcares ou refinados e ingerir somente alimentos o mais natural possível, evitando também os laticínios que promovem o inchaço do corpo. As frutas caem muito bem em todas as outras refeições, especialmente nos lanches.

7- tome água morna com limão em jejum
Segundo o Ayurveda, tomar água morna com algumas gotas de limão em jejum gera processos antioxidantes no corpo que ajudam a emagrecer. A água morna é tida como remédio no oriente, ela limpa o tubo digestivo, o sangue e os rins. Essa combinação é perfeita, pois o limão elimina os resíduos tóxicos do corpo, é diurético, equilibra o pH do sangue, contém pectina, um poderoso natural inibidor da fome e elimina aquele mau hálito forte da manhã.

8- melhore hábitos intestinais
Entenda que não existe bom metabolismo sem um bom funcionamento intestinal. Para que o intestino funcione bem, beba muita água, faça um bom café da manhã, bem completo, coma frutas e legumes em excesso e alguns alimentos gordurosos como castanhas, abacate e óleos vegetais. É importante que se alimente pouco a noite, ingerindo mais líquidos, sucos, sopas e chás.

9- pratique yoga
Yoga é um exercício completo e se você não acha isso é porque nunca praticou. Praticar yoga pela manhã diminui ansiedade e desobstrui canais do corpo que são desativados durante a noite, ativando todas as glândulas e melhorando o metabolismo. Algumas práticas são mais fortes, com exercícios aeróbicos intensos, outras trabalham mais isometria e sustentação. Ache o Yoga que mais se adéqua e pratique!

10- receba massagens
Indivíduos que recebem massagens tendem a ter mais saúde. Isso porque a atividade auxilia na eliminação de líquidos, elimina toxinas, melhora a respiração, ativa a circulação, hidrata e enrijece a pele, diminui ansiedade, melhora o humor, a auto-estima e a percepção corporal. A massagem Abhyanga é a mais indicada para o processo de perda de peso, por ser uma massagem completa.

Fique pronta para verão de maneira natural e saudável
Namastê

  • Congresso Internacional de Ayurveda Ayurveda significa conhecimento da vida (ayur=vida, veda=ciência ou conhecimento). É a ciência da saúde mais antiga da humanidade que baseou-se em conhecimentos de 5000 anos de […]
  • Baixe gratuitamente seu Guia ‘Bem Estar em 8 passos’ Bem Estar é uma palavra que entrou em merecidamente em moda mas infelizmente ainda carrega alguns mistérios e confusões por trás. A grande maioria das pessoas sonha em ter uma vida […]
  • Beyoncé e sua rotina de treinos, yoga e dieta Quem vê a popstar Beyoncé com todo aquele corpão, o pique e super voz no palco e o mexe mexe nos video-clipes imagina até que ela tem uma rotina pesada de treinos mas não exatamente o […]
  • O verão, as férias e o Ayurveda O verão, as férias e o Ayurveda Eba! Que saudades eu estava do bloguito. Brincaram que fui para um "retiro espiritual" nestes dias. Retiro, sim! Não posso classificar como […]