Se você toma suplemento antes ou depois do treino, é bom que você tenha um bom motivo para isso: aumentar a tonicidade muscular, a ingestão calórica, melhorar a qualidade do treino, suportar treinos pesados por mais tempo e perder gordura com mais facilidade.
Ultimamente as pessoas tem me perguntado muito sobre suplementação e emagrecimento no treino e me parece que determinados suplementos viraram febre nas academias, são eles: proteínas em geral, chamadas Whey Protein em primeiríssimo lugar; termogênicos, chamados aceleradores de metabolismo; maltodextrina, um tipo de carboidrato que melhora o tempo e o rendimento do exercício, bastante usado para corredores; cafeínas e energéticos que aceleram o batimento cardíaco, dando um “gás” no treino; e outros como Ômega 3, colágeno, BCAA, creatina, entre outros, também vendidos em menor quantidade. ATENÇÃO: Você que toma Shake todos os dias, muito cuidado, pois esse tipo de suplementação é forte e precisa seguir os cuidados que serão citados.
Pois bem, se você então tem um bom motivo para suplementar e toma qualquer suplemento descrito anteriormente, saiba que existem erros cruciais para a saúde durante essa ingestão.
1 – Não calcular corretamente a proteína:
Geralmente o que se vê são pessoas indo na onda dos amigos: “Ah, toma 3 scoops (aquela medida que vem junto ao produto) de whey”. O que é preciso entender é que as pessoas possuem corpos diferentes e com necessidades diferentes. A ingestão de proteína não deve passar de 0,8g por quilo de peso RDA*, ou seja uma mulher de 70kg, 56g de proteína. Para quem está acima do peso, deve-se calcular em cima do peso ideal, jamais do peso real!
Porém essa quantidade já ingerimos na nossa alimentação regular em indivíduos não vegetarianos que se alimentem adequadamente (refeições de 3 em 3 horas com alimentos proteicos). O que sobra pra suplementação é geralmente de 10 a 30g de proteína (aqueles necessários para tonificar os músculos em indivíduos não atletas). 1 scoop possui aproximadamente 30g com aprox. 24g de proteína, mas cuidado, algumas marcas possuem duas medidas, então verifique o fabricante e leia atentamente a quantidade de proteína livre do produto.
Passar dessa quantidade, seria colocar em risco a sua saúde renal, em muitos casos levando a uma Insuficiência Renal.
2- Errar o horário de ingestão
Se você tomar proteína antes do treino e a maltodextrina depois, você estará jogando dinheiro no lixo e sobrecarregando desnecessariamente estômago, intestino e rins. Saber o que está tomando e em que horário deve ingerir é fundamental assim como o uso de qualquer medicamento. Para o caso de Whey Protein muitas vezes não é indicado o uso em dias em que o praticante não treina e sempre ingerir após o treino de musculação, onde de fato começasse a atividade muscular. No caso do termogênico, maltodextrina e energéticos é importante ingerir 15 minutos antes do treino, pois os efeitos acontecerão durante o treino aeróbico. Em alguns casos de treino para maratona ou provas de longa duração recomenda-se a ingestão durante.
3 – Não ingerir água suficiente
Cuidar da saúde como um todo é fundamental, porém quando se está fazendo o uso de suplementação deve-se ter um cuidado redobrado, pois o organismo passa por fortes mudanças metabólicas e estruturais. Para quem faz o consumo de qualquer suplemento, recomendo 3 litros de água por dia. Essa quantidade deve ser ingerida aos poucos durante o dia e deve-se evitar períodos de digestão. Claro que essa quantidade pode variar de acordo com o gênero e estrutura do praticante. Essa alta quantidade de água irá evitar acúmulos de resíduos renais, melhorar a circulação e reprodução celular e estabilizar a temperatura do corpo.
4 – Ingestão correta de carboidratos
Pesquisas científicas mostram que o hormônio insulina (produzidos após a ingestão de carboidratos) auxilia na síntese e absorção de proteínas no músculo. O ideal é ingerir carboidrato complexo, ou seja batatas, raízes e pães antes e após o treino de musculação. Algumas marcas já possuem batata doce em pó para o preparo junto ao Whey.
5 – Não fazer exames preventivos
Jamais tome qualquer tipo de suplementação sem passar por um especialista. Um eletrocardiograma é o mínimo que se pede nesses casos. Qualquer pessoa cardíaca ou problemas de pressão arterial deve suspender o uso de suplementações em geral. No caso dos termogênicos energéticos e cafeína o cuidado deve ser redobrado pois os produtos fazem alterações fortes na circulação e é contra indicado para cardiopatas e hipertensos.
Fique ligado e garanta, além da forma física, sua saúde sempre!
*RDA: Recommended Dietary Allowances
2 Comments
a minha posição a respeito é a seguinte:Por que nós buscamos tanto artificialismo e não o natural,pois sabemos que a mistura de 2 Subistância simples se torna composta, tendo assim suas modificações podendo trazer complicações ao organismo humano;porem não fomos criados para sermos modificados artificialmente...Poderiamos buscar mais o que deus deixou na natureza pois tudo que precisamos está lá.Por outro lado os atletas buscam resultados mais rápido por mera vaidade onde a bíblia nos alerta sobre a mesma.Fica a dica para todos nós a conciêntização de esperar um pouco mais e ter uma qualidade de vida melhor,e for o caso de suplementar que procure orientação especializada para ter complicações futuras.
Verdade João, quanto mais natural melhor. Porém, quando a suplementação é necessária, que seja acompanhada de um especialista! Namaste
Leave A Comment